23 novembro 2013

[Orlando 2013] Planejamento do Roteiro

No final da postagem de Planejamento Inicial, defini o calendário da viagem. Agora vou planejar o roteiro com cada dia separadamente.

9. Planejamento de cada dia

9.1. Domingo – 20/10/2013

Chegaremos em Orlando às 12:16PM. No próprio aeroporto, vamos pegar o carro alugado. Se chegarmos com muita fome, o ideal é fazer um lanchinho antes.

Como o check-in do hotel só começa às 4PM, então podemos aproveitar este tempo para comprar suprimentos (comida e bebida) no Walmart Supercenter da Turkey Lake Road, que fica relativamente próximo do hotel (sempre contando com a ajuda do Google Maps!). O bom do Walmart, é que vende de tudo, inclusive os cosméticos e maquiagens que nós mulheres tanto gostamos! Então terei que preparar minha listinha de compras no Walmart!

Suprimentos comprados, podemos fazer o check-in no hotel, descansar um pouco e sair para jantar. Um dos meus restaurantes preferidos nos EUA é o The Cheesecake Factory. Em Orlando, ele fica localizado no shopping Mall at Millenia. Esse restaurante possui pratos bem servidos e saborosos, sem falar na vasta opção de cheesecakes. Adoro!

9.2. Segunda – 21/10/2013

Conforme o meu calendário, hoje é dia de Disney's Hollywood Studios (DHS). O horário de funcionamento do parque é 9:00AM - 7:30PM. Nada melhor do que acessar o próprio site da Disney para verificar a lista de atrações, horários de shows, restaurantes, etc.

Porém, quando estava planejando minha viagem a Orlando em 2011, descobri um site sensacional que disponibiliza todas as informações necessárias e detalhadas sobre Orlando e suas principais atrações, sem falar nas inúmeras dicas e contribuições dos seus usuários. Este site é o Viajando para Orlando. Super recomendo.

Para esta viagem de agora, não utilizei tanto este site, mas sempre dava uma olhada para consultar alguma coisa. Utilizei mais o próprio site da Disney por conta da experiência que adquiri.

Uma coisa que acho muito importante é a alimentação. Todos os parques possuem restaurantes incríveis, onde podemos comer super bem sem pagar uma fortuna. Há restaurantes para todos os bolsos. Aliás, tenho uma convicção de que os brasileiros só comem mal nos EUA por opção ou por falta de planejamento.

Assim, fui em busca de um restaurante para reservar nosso almoço no DHS. Para isto, peguei a lista de restaurantes disponíveis e comecei a pesquisá-los no TripAdvisor para ver as avaliações. Gosto também de olhar o cardápio (menu) para ver se me agrada. Outro site ótimo para pesquisar sobre restaurantes, lanchonetes e todo o tipo de comidinhas na Disney, com direito a fotos, é o Disney Food Blog.

Como em 2011 almoçamos no Sci-Fi, desta vez queria experimentar outro restaurante. Escolhi então o Mama Melrose's Ristorante Italiano e fiz reserva para o horário da 1:45PM. Fazer reserva de mesa nos restaurantes da Disney é super recomendável, e é feito no próprio site. Os restaurantes mais badalados exigem os dados do cartão de crédito para efetuar reserva.

No DHS há um show que considero imperdível, o Fantasmic, que fecha o parque. Então lógico que entrou na programação!

Para me ajudar a montar a estratégia de visitação das atrações, gosto de utilizar o mapa do parque. Utilizo o site The Florida Project! para conseguir cópias dos folhetos com os mapas que são distribuídos nos parques. O bom de ter ido recentemente a Orlando, é que hoje tenho uma noção muito melhor das atrações que quero revisitar, sei quais são as mais populares e que necessitam ser visitadas logo na abertura, como por exemplo a atração Toy Story Midway Mania!. É importante saber também, quais atrações possuem o serviço de FASTPASS, uma espécia de fura-fila. Além disso, é sempre bom acessar o site oficial para saber direitinho os horários dos shows para conciliar com a visitação das demais atrações.

Não vou entrar em detalhes sobre as atrações, pois são muitas. Além disso, o site Viajando para Orlando tem a lista de todas com descrição em português e avaliações dos usuários.

Uma ferramenta muito útil para mim é o Dropbox, uma pasta virtual onde jogo todos os arquivos e consigo acessá-los de qualquer lugar. No smartphone, é possível acessar até sem internet disponível, contanto que os arquivos tenham sido marcados como "favorito". Meu marido prefere o GoogleDrive, mas é questão de gosto!

9.3. Terça – 22/10/2013

Hoje não é dia de parque, então vamos às compras! Escolhi o Premium Outlet Vineland. Já sou cadastrada no site da rede Premium Outlets, assim vários cupons ficam disponíveis para impressão, coisa que faço nas vésperas da viagem.

Para noite, resolvi programar uma visita ao Universal City Walk, aproveitando para jantar no Hard Rock Cafe (HRC). O interessante é que nas viagens anteriores que fizemos aos EUA, meu marido sempre perguntava se iríamos jantar no HRC e eu nunca planejava de ir ao restaurante, apenas visitar a loja para fazer umas comprinhas. Desta vez, resolvi fazer a vontade dele e coloquei na programação o jantar no HRC!

Um detalhe... Nesta época de outubro, os parques estão realizando seus eventos de Halloween. Em 2011, fomos no Halloween Horror Nights, que é o evento da Universal, e percebi que é bem popular entre os jovens americanos. Então, resolvi consultar o calendário do evento deste ano e escolhi justamente esta noite para visitar o City Walk porque não haverá a festa.

9.4. Quarta – 23/10/2013

Conforme o meu calendário, hoje é dia de Magic Kingdom (MK). Amo demais! O horário de funcionamento do parque é 9:00AM - 11:00PM.

Este é o único parque que tem um show de abertura, o Magic Kingdom Welcome Show, e que começa às 8:45AM. É lógico que chegarei mais cedo ainda para não perder este show!

Com relação ao restaurante, como em 2011 almoçamos no Tony's Town Square, desta vez escolhi o Liberty Tree Tavern. Reservei mesa para o horário das 12:50PM.

No decorrer do dia, ocorrem vários shows e paradas, por isso, é interessante acessar o site para saber direitinho os horários para conciliar com a visitação das demais atrações. À noite, o show de fogos de artifícios, o Wishes, é imperdível! Porém, costuma ser um dos últimos shows do parque, então já sei que será um longo dia!

Uma coisa que não fiz em 2011 e que desta vez tenho que fazer, é passar no Guest Relations do parque e solicitar o broche gratuito comemorativo de aniversário! Dizem que os funcionários, quando vêem o broche, desejam a você "Happy Birthday". É claro que quero isso!

9.5. Quinta – 24/10/2013

Hoje é dia de Epcot! O horário de funcionamento do parque é 9:00AM - 9:00PM.

Não escolhi nenhum restaurante para o almoço, pois iremos na época do Food and Wine Festival, um evento de gastronomia que não aproveitei em 2011, porém agora será meu foco de visitação no parque! Comentei com vocês que adoro comer?! Este evento ocorre na área chamada World Showcase, aquela que possui réplicas de vários países. Como esta área só abre às 11AM, vou aproveitar para visitar as principais atrações logo de manhã e deixar a tarde para degustar as comidinhas disponíveis!

Este parque possui duas atrações principais e muito populares, que costumam ter filas enormes. São estas: Soarin'®Test Track®. Altamente recomendável que se pegue FASTPASS.

Como falei, meu foco será o Food and Wine Festival, então tratei de colher todas as informações necessárias, como por exemplo, que países irão participar do evento, quais serão os cardápios e também os preços. O site Disney Food Blog me ajudou bastante para escolher quais dos 30 quiosques eu iria experimentar as comidinhas. O resultado foi: Terra, Argentina, Australia, China, Africa, Germany, Italy, Morocco, Belgium, France, Ireland, Canada, Greece, Desserts & Champagne e Scotland. Haja estômago para experimentar essa diversidade de comidinhas e temperos!

À noite, ocorre o show com fogos de artifícios IllumiNations: Reflections of Earth, que é lindo! Porém, é ideal procurar com certa antecedência um bom lugar para assisti-lo.

9.6. Sexta – 25/10/2013

Meu aniversário e dia de Universal Islands of Adventure (IOA)! O horário de funcionamento do parque é 9:00AM - 8:00PM.

Considero os dois parques da Universal pequenos. Em dias tranquilos, é possível visitar os dois no mesmo dia sem problemas, contanto que os dois não fechem muito cedo e você tenha o ingresso que permita fazer isso. Eu gosto de visitar apenas um por dia, sair mais cedo e descansar um pouco no hotel.

O site da Universal não oferece o serviço de reserva de seus restaurantes. Porém, muitos estão cadastrados no site OpenTable, onde é possível efetuar as reservas.

Após analisar as opções de restaurantes do IOA, resolvi repetir a escolha feita em 2011, o Mythos, um dos melhores restaurantes dentro de parques onde já comemos. Efetuei a reserva no OpenTable para às 12:30PM.

Com relação às atrações, cometi um grande erro de planejamento em 2011: deixei a área do Harry Potter para visitar por último. Resultado: lotado e fila de duas horas e meia para brincar no simulador que fica dentro do castelo de Hogwarts (Harry Potter and the Forbidden Journey). Desta vez, não cometerei o mesmo erro! A área temática do Harry Potter será a primeira a ser visitada!

Infelizmente, a Universal não disponibiliza um serviço de "fura-filas" gratuito, tal como o FASTPASS da Disney. Sei que existe o Express Pass, mas como é pago, nunca fui atrás de informações. Prefiro montar uma estratégia de visitação das atrações para tentar pegar o mínimo de fila possível.

À noite, escolhi o restaurante Maggiano's Little Italy para um jantar especial de aniversário. No planejamento de outras viagens, li ótimas avaliações sobre este restaurante e, por isso, resolvi experimentar desta vez. Efetuei a reserva para 08:30PM, utilizando também o site OpenTable.

9.7. Sábado – 26/10/2013

Hoje não é dia de parque, então vamos de novo às compras! Escolhi visitar dois shoppings: Florida Mall (que não é outlet) e Premium Outlet International Drive.

Para um café da manhã diferente, afinal comer todo dia a mesma coisa no quarto enjoa, resolvi experimentar uma padaria brasileira que encontrei no TripAdvisor, a Pao Gostoso.

Como este dia provavelmente será bem cansativo, não escolhi nenhum restaurante especial para jantar. Na hora decidiremos.

9.8. Domingo – 27/10/2013

Meu marido me falou que gostaria de visitar alguma outra cidade por perto de Orlando, para fazermos algo diferente. Fui então à busca dessa cidade e encontrei a Winter Park. Uma cidade pequena aparentemente bonita e agradável, com vários restaurantes e um museu com uma coleção de trabalhos do criador da joalheria Tiffany.

Com a ajuda do meu querido TripAdvisor, selecionei um local para tomar café da manhã, um restaurante para almoçar, um museu e a avenida principal da cidade para caminhar e conhecer parques e lojinhas.

Para noite, programei uma visita ao Downtown Disney. Aqui existe uma lanchonete que adoro, o Earl of Sandwich, com sanduíches maravilhosos, além de várias outras opções. De sobremesa, que tal um sorvete na Ghirardelli? Delícia! Sem falar que a maior Disney Store está aqui!

9.9. Segunda – 28/10/2013

Conforme o meu calendário, hoje é dia de Universal Studios (US)! O horário de funcionamento do parque é 9:00AM - 6:00PM.

Em 2011, não escolhi um restaurante para almoçar, resultado: almoçamos hot-dog com batata frita. Então, resolvi pesquisar direitinho as opções de restaurantes e achei o Finnegan's Bar and Grill bem interessante. Assim, efetuei a reserva no OpenTable para às 12:30PM.

Desta vez, terei duas atrações novas para visitar: Despicable Me Minion MayhemTransformers: The Ride – 3D. Como inauguraram recentemente, com certeza serão as primeiras que visitarei quando chegar ao parque, para tentar pegar filas menores.

Durante o dia, acontece a parada Universal's Superstar Parade, diariamente às 5PM. E à noite, o US agora tem o show Cinematic Spectacular – 100 Years of Movie Memories, porém, infelizmente só acontece em noites selecionadas e hoje não é uma dessas noites.

Para noite, programei uma visita ao Disney's BoardWalk. Não sei explicar muito bem como é pois nunca fui lá. Parece um pier com vários restaurantes, lanchonetes e lojinhas. Vi algumas fotos e achei bem agradável e tranquilo para finalizar a viagem.

9.10. Terça – 29/10/2013

Infelizmente é hora de dizer tchau! Saída de Orlando às 08:19AM. Então, só nos resta acordar super cedo para ir ao aeroporto, entregar o carro e viajar de volta para casa.

Dica: Se você estará com um smartphone durante a viagem, não deixe de instalar o aplicativo chamado MyDisneyExperience. Recentemente, a Disney disponibilizou em seus parques internet Wi-Fi gratuita, e com este aplicativo, você consegue obter o tempo real de espera das filas de todas as atrações, além do horário de retorno do FASTPASS, se disponível para a atração. Este aplicativo disponibiliza várias outras funcionalidades, como mapas dos parques, atrações próximas a você, horários de shows, reserva de restaurantes, etc.

Mas não pense que meu planejamento acabou! No próximo post, falarei como monto minha planilha de estimativa de gastos diários (menos compras), ou seja, gastos com alimentação, estacionamento, gorjetas, etc. Se você já me achava a maníaca do planejamento, então você vai se surpreender ainda mais!