15 dezembro 2013

[Orlando 2013] Considerações Finais

Antes de tecer as considerações finais sobre a viagem, vou relatar rapidamente o dia da viagem de volta. Nosso voo saía de Orlando às 08:19AM, então tivemos que acordar super cedo para deixar o hotel rumo ao aeroporto. Entregamos o carro alugado e deixamos que a conta viesse no cartão de crédito mesmo. Como voamos de Copa Airlines, fizemos uma longa conexão no Panamá, de umas cinco horas, antes de chegar a Manaus. Gastamos com lanche no aeroporto US$ 18.20, e o estimado era US$ 30.00, mais uma economia!

Então vou começar analisando justamente minha estimativa de gastos e o que efetivamente gastamos.

1. Gastos Estimados X Gastos Efetivos

Conforme apresentei na postagem de Planejamento Financeiro, o total estimado para os gastos diários, exceto compras, foi de US$ 1,387.00. Agora, somando os gastos efetivos, temos um total de US$ 1,201.13. Uma economia de US$ 185.87. Por isso que gosto de jogar a estimativa sempre um pouco mais para cima, porque é muito melhor sobrar um dinheirinho do que faltar! E toda a economia que fazemos nos gastos diários, podemos reverter para as compras pessoais!

2. Aluguel do Carro

Na postagem de Planejamento Inicial, informei que o valor da reserva do carro ficou em US$ 330.33. Porém, no momento em que estamos na locadora fazendo os acertos finais para receber o carro, é normal os atendentes oferecerem alguns serviços, como seguros adicionais, entregar o carro com o tanque de gasolina a qualquer nível, etc. Pelas minhas experiências anteriores, percebi que os atendentes da Alamo não são de ficar oferendo um monte de serviços, eles costumam efetivar o contrato de aluguel conforme a reserva. Porém, desta vez, o atendente incluiu em nosso contrato o serviço de entrega do carro com o tanque em qualquer nível sem ao menos nos perguntar, e para piorar, no momento da assinatura do contrato, eu nem me dei conta disso, só fui reparar quando chegamos ao hotel. Então fiquem atentos e leiam tudo antes de assinar um contrato!

Como iríamos sair ainda de madrugada para o aeroporto no dia da viagem de volta, acabou que este serviço foi um tanto útil, pois não precisaríamos nos preocupar em encher o tanque antes de entregar o carro.

No final, o valor do aluguel do carro ficou em US$ 380.53, um acréscimo de US$ 50.20.

Durante o percurso do aeroporto ao hotel e vice-versa, passamos por rodovias com pedágio. O atendente nos orientou a passar direto, pois o valor viria no cartão de crédito. Então, com pedágios gastamos US$ 8.40.

Não esqueçam de que, em qualquer compra internacional feita no cartão de crédito, incide IOF com alíquota de 6,38% sobre o valor da compra. Portanto, gastamos um pouco mais por conta deste imposto.

Só para ressaltar, rodamos os dez dias em Orlando apenas com um tanque. Em nenhum momento, precisamos colocar gasolina no carro.

3. Hotel

Ficamos hospedados no Rosen Inn da International Drive perto do complexo da Universal. Infelizmente, tive alguns problemas durante nossa hospedagem e fiquei bem decepcionada com o hotel. Porém, não vou relatar aqui o que aconteceu, uma vez que descrevi tudo na minha avaliação do hotel no TripAdvisor.

4. Clima

Em outubro, no hemisfério norte, é outono. Porém, a Florida é um dos estados dos EUA mais próximos à linha do Equador. Isso faz com que o outono em Orlando não seja tão frio quanto o outono em Nova Iorque, por exemplo. Por conta disso, e da minha experiência de 2011 também em outubro, na minha mala só levei shorts e camisetas leves, complementando com alguns agasalhos.

Na verdade, pegamos temperaturas bem variadas durante um mesmo dia. Era uma loucura! Como saíamos cedo para os parques, o início da manhã era quando estava mais frio, tipo uns 17° C. Para alguns, isto pode ser super quente, mas lembrem que moro em Manaus e estou acostumada com 35° para cima! Logo, para mim, isto é frio, porém um frio suportável de short e camiseta!

No decorrer da manhã e início da tarde, a temperatura ficava mais agradável. Porém, a partir do meio da tarde, lá para as 4PM, começava a ficar mais quente, por volta dos 32° C. Para quem ficava o dia inteiro andando de um lado para o outro dentro do parque, esse calor às vezes incomodava.

O dia mais estável com relação à temperatura foi quinta-feira 24/10, com temperatura máxima de 23° C e mínima de 17° C. Foi também o dia mais frio durante a viagem. Nada que um casaco leve não resolvesse.

Alguns dias começavam nublados, mas depois as nuvens se dispersavam e o céu ficava azul e ensolarado. Em nenhum momento, pegamos chuva durante a viagem.

5. Duração da Viagem

Tivemos oito dias inteiros, seis para parques e dois para compras. A viagem foi cansativa? Com certeza! Posso dizer que esta viagem foi um pouco menos cansativa que a de 2011, pois fomos só nas atrações que realmente nos interessavam. Quando fomos em 2011, havia se passado 17 anos desde a minha primeira ida a Disney. Então, depois de tanto tempo, para mim foi como a primeira vez, assim como a de meu marido, que ainda não conhecia. Existia aquela ânsia de conhecer e brincar em todas as atrações desesperadamente! Para mim que sou louca, é claro! Meu marido sempre fez o tipo tranquilão!

Para deixar a viagem menos cansativa, de nada adiantaria adicionar mais dias, talvez mais um de compras. O que cansa mesmo é passar o dia inteiro nos parques, andando de um lado para outro, principalmente no Magic Kingdom, Epcot e Hollywood Studios, que possuem programações para o dia inteiro. Conheço algumas pessoas que preferem ir ao Magic Kingdom só à tarde para ficar até à noite e assistir ao show de fogos. Não consigo nem me imaginar perdendo o show de abertura do parque, que me emociona tanto! Outras pessoas não fazem questão de ficar até à noite no Hollywood Studios para ver o show Fantasmic. Para mim é tão emocionante ver o Mickey lutando contra os vilões que querem destruir seus sonhos!

Esse é meu perfil. Sou uma apaixonada pela Disney e por toda a magia que esse lugar transmite. Um lugar onde os sonhos podem se tornar realidade. Um lugar que me encanta sempre e que me faz esquecer os problemas e as pressões do dia a dia. Por isso, minhas viagens a Disney sempre serão intensas, pois gosto de aproveitar cada minuto dessa magia.

Já estou planejando a próxima viagem a Disney!