04 março 2014

[Uruguay/Argentina 2014] 4º dia: Colonia del Sacramento

ROTEIRO ORIGINAL (Terça – 04/02/2014):

Seguir de carro até Colonia del Sacramento
Devolver o carro alugado na Avis de Colonia às 13:30
Check-in no Hotel Ayres
Almoço: La Florida
Portón de Campo e Paseo San Miguel
Calle de los Suspiros
Plaza Mayor
Faro de Colonia e Ruínas do Convento de San Francisco
Museu do Azulejo
Puerto de Yates
Lanche: Lentas Maravillas
Basílica del Santísimo Sacramento
Pôr do sol e jantar: La Bodeguita

RELATO DO DIA:

Acordamos cedo e tomamos mais um ótimo café da manhã na pousada Red Wind. Justamente hoje que vamos deixar Punta del Este o sol resolveu aparecer! Eita falta de sorte! O fato é que, por conta das quatro horas de viagem de carro que teríamos pela frente até Colonia del Sacramento, resolvemos sair cedo de Punta. Então não dava tempo para aproveitar mais nada da cidade.

Abastecemos o carro antes de sair de Punta e pegamos a Estrada Interbalneária exatamente às 10h. Para chegar a Colonia del Sacramento, precisamos passar por Montevideo. Neste primeiro trajeto, existem dois pedágios (em espanhol, peaje) de UYU 55,00 cada, um no Km 32 e outro no Km 80. A distância de Punta del Este a Montevideo é de aproximadamente 120km. 

Primeiro pedágio no Km 80 da Interbalneária.

Segundo pedágio no Km 32 da Interbalneária.


Passamos pelo aeroporto de Montevideo às 11:15, porém demoramos uns 35 minutos para sair do perímetro da cidade e chegar à estrada que leva a Colonia (Ruta 1), por conta do trânsito mais intenso e, consequentemente, mais lento dentro de Montevideo.

Passando pelo aeroporto de Montevideo.

Passando por Montevideo. Dia lindo!

Passando por Montevideo.

Chegando a Ruta 1, que leva a Colonia del Sacramento.


De Montevideo a Colonia del Sacramento são aproximadamente 190km pela Ruta 1. Nesta rota também há dois pedágios de UYU 55,00 cada, um no Km 20 e outro no Km 107. 

Depois de duas horas viajando de carro, a vontade de fazer um pipi aumentava! Passamos por um posto de abastecimento da Ancap, com banheiro e loja de conveniência disponíveis, por volta do Km 50, porém perdemos a entrada! Para a nossa sorte, no Km 85 apareceu outro posto da Ancap, bem menor, mas com banheiro disponível também! Fizemos uma parada rápida e seguimos a viagem até Colonia.

Do início da Ruta 1 até a entrada na cidade de Colonia, levamos aproximadamente 2 horas. Totalizando de Punta até Colonia algo em torno de 3 horas e 50 minutos. 

Terceiro pedágio no Km 20 da Ruta 1.

Quarto pedágio no Km 107 da Ruta 1.

Nos aproximando de Colonia del Sacramento.

Chegando a Colonia del Sacramento.


Resolvemos primeiro fazer o check-in no Hotel Ayres e depois encher o tanque de gasolina e devolver o carro na Avis da rodoviária, que fica a uma quadra do hotel.

Quarto em que ficamos hospedados.


Depois de devolver o carro alugado, seguimos para o restaurante La Florida para almoçar, pois estávamos morrendo de fome. Durante a viagem de carro, comemos só lanchinhos, como bananas, iogurtes e biscoitos. Porém, chegando ao La Florida, nos deparamos com o restaurante fechado. Fala sério! Continuamos o passeio até encontrar um local para comer.

Passamos pelo Portón de Campo, que costumava ser uma antiga fortaleza, porém hoje representa o portal da cidade. Aproveitamos para tirar umas fotos!

Colonia del Sacramento - Patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO.

Portón de Campo.

Portón de Campo.


Passando pelo Portón, encontramos um restaurante aberto que vendia pizzas. Como a fome era grande, almoçamos aqui mesmo. Confesso que não anotei e muito menos me lembro do nome do restaurante! Pedimos duas pizzas individuais, uma de presunto para o marido e outra de quatro queijos para mim. No início, achei a pizza gostosa, mas depois foi ficando enjoativa, pois havia uns queijos bem fortes. Afe! Não gosto nem de lembrar que me dá enjoo!

Anexo ao restaurante, há uma sorveteria. Pedimos um copinho com uma bola de sorvete de dulce de leche granizado e outra de chocolate suíço. Estava divino!

Continuamos o passeio e chegamos a Calle de los Suspiros, que é uma rua com calçamento de pedras, como praticamente todo o centro histórico de Colonia, reservada apenas para pedestres. Há muitas lendas sobre a origem de seu nome. Uma delas é que se tratava de uma rua onde os presidiários sentenciados à morte eram levados à beira do rio para serem fusilados, dando os seus últimos suspiros. Porém, a lenda mais famosa é de que nesta rua moravam e trabalhavam as prostitutas da época, e os suspiros seriam das moças enquanto trabalhavam! 

Calle de los Suspiros.

Calle de los Suspiros.


Subimos pela Calle de los Suspiros e aproveitamos para reservar uma mesa para o almoço, no dia seguinte, no Buen Suspiro. Chegamos a Plaza Mayor e passamos pelo Farol que fica junto às Ruínas do Convento de San Francisco.

Plaza Mayor.
Farol de Colonia e ruínas do convento de San Francisco.

Calle de San Francisco.


Descemos a Calle de San Francisco, onde fica o farol, e seguimos pelo Paseo de San Gabriel, que vai margeando o rio. Passamos pelo Museo do Azulejo, mas não entramos. É interessante como o azulejo é característico da cidade, que foi colonizada pelos portugueses. Todas as ruas possuem seus nomes identificados por placas feitas com azulejos. Muito charmoso!

Museu do Azulejo.

Mapa de Colonia gravado no azulejo.


Continuamos pelo Paseo de San Gabriel até chegarmos ao Puerto de Yates.

Caminhando pelo Paseo de San Gabriel.

Puerto de Yates.

Puerto de Yates.


Daqui, seguimos para o Lentas Maravillas para o lanche da tarde. Porém, mais uma vez, demos de cara com a porta fechada! Parece que muitos restaurantes em Colonia só começam a funcionar a partir de quarta. Uma pena, pois li ótimas avaliações deste local no TripAdvisor. Amanhã podemos fazer uma nova tentativa.

Enfim, resolvemos voltar para o hotel e descansar um pouco, pois estava muito quente, alta humidade e abafado. Pelo caminho, ainda passamos pela Avenida General Flores, pela Basílica del Santísimo Sacramento e pelo famoso restaurante El Drugstore. Impressionante como em duas horas conseguimos conhecer praticamente todo o centro histórico de Colonia del Sacramento! E olha que ainda temos o resto do dia de hoje e grande parte do dia de amanhã para passear por Colonia!

Avenida General Flores, larga e arborizada.

Calle de Portugal, com a Basílica ao fundo.

Uma das peculiaridades que encontramos pelas ruas de Colonia!

Basílica del Santísimo Sacramento.

Calle de Portugal e o famoso restaurante El Drugstore.

Restaurante El Drugstore, com música ao vivo.


Pegamos a Avenida 18 de Julio direto para o Hotel Ayres, que fica na esquina com a Avenida Artigas. Esqueci de mencionar antes que, apesar de o hotel estar bem pertinho dos terminais rodoviário e hidroviário, o mesmo fica um pouco distante do centro histórico, algo em torno de 1km ou 15 minutos de caminhada.

Avenida 18 de Julio.


Aproveitamos para tirar uma soneca e, por volta das 19h, saímos de novo para passear mais um pouco e jantar no restaurante La Bodeguita, que dizem ser um ótimo local para apreciar o pôr do sol.

Quando chegamos ao centro histórico, resolvemos subir no farol para passar o tempo. É pago e existem dois níveis onde podemos subir, um no meio do farol e outro no topo. É tudo bem estreito e apertado, a escada só cabe um por vez, subindo ou descendo. Porém, a vista de Colonia é bem bonita lá de cima.

Informações sobre o farol gravadas em azulejo, típico de Colonia.

Vista para o Porto de Colonia.

Vista para a Basílica del Santísimo Sacramento.

Vista para o Paseo de San Gabriel. Do outro lado do rio está Buenos Aires.


Depois de visitar o farol, ficamos de bobeira pelo Paseo de San Gabriel, observando a vista e a movimentação. Colonia é uma cidadezinha muito tranquila e charmosa, praticamente um museu a céu aberto. Além disso, existem vários restaurantes e bares espalhados pelo centro histórico. Porém, achei uma cidade cheia de desocupados, principalmente os jovens. Há muitos hippies pela cidade também. E na praça do Paseo de San Gabriel, há muitos mochileiros e jovens aproveitando para beber e fumar maconha, que teve o uso liberado no Uruguay.

Praça do Paseo de San Gabriel.

Belo fim de dia! Hoje o pôr do sol promete!


Finalmente o restaurante La Bodeguita abriu, às 20h, e pudemos entrar! Escolhemos uma mesa externa com uma bela vista para o rio e esperamos alguém nos atender. O atendimento estava fraquíssimo!

Depois de alguns dias no Uruguay, somente hoje resolvemos experimentar a famosa cerveja uruguaya Patricia! Pelo nome, deve ser ótima!

Fizemos nossos pedidos, um Lomo com Mermelada de Cebollas (filé com cebolas caramelizadas) e um Lomo con Crema de Hierbas (filé ao molho de ervas), ambos acompanhados de batatas noisette. Pela primeira vez nesta viagem, um restaurante não serve cubierto e fez falta, pois a comida demorou tanto que só foi chegar depois do pôr do sol!

Cardápio do La Bodeguita

Nossa vista para o pôr do sol.

Cerveja Patricia, típica do Uruguay.

E o pôr do sol começa. Lindo!


A cidade de Buenos Aires ao fundo.





Ainda bem que nossos pratos chegaram só depois do pôr do sol, que mais uma vez foi magnífico, assim pudemos apreciá-lo sem interrupções!

Filé com cebolas caramelizadas.

Filé ao molho de ervas.


Veja minha avaliação completa sobre o restaurante La Bodeguita no TripAdvisor.

Não posso deixar de mencionar aqui algo importantíssimo! Quando começou a escurecer, o ataque dos "mosquitões assassinos" ficou implacável! Tanto que o restaurante disponibiliza repelente para os clientes usarem. Tomamos um banho de repelente!

Dica Importante: Leve repelente na sua viagem ao Uruguay, pois fomos atacados pelos mosquitões assassinos em Montevideo, Punta del Este e Colonia del Sacramento!

O centro histórico de Colonia fica muito charmoso à noite. Na minha opinião, acho que vale à pena o pernoite, porém também não considero algo mandatório. Vai do perfil, da vontade e do tempo disponível de cada um.

Centro histórico de Colonia à noite.


Resolvemos voltar a pé para o hotel, caminhando pela Avenida 18 de Julio. Saindo do centrinho, fica tudo muito deserto, fiquei até com medo, mas chegamos ao hotel sãos e salvos! Minha recomendação para quem resolver pernoitar em Colonia é se hospedar no próprio centro histórico, ao invés de ficar perto dos terminais como nós fizemos.

Abaixo, o mapa com os locais por onde passamos.


View 4o dia - roteiro in a larger map


ESTIMATIVA DE GASTOS (em pesos uruguayos - UYU):

pedágios: 200,00
gasolina (nafta premium – 23,30/litro): 1.165,00
almoço no La Florida: 1.200,00
Faro de Colonia: 30,00
lanche no Lentas Maravillas: 500,00
jantar no La Bodeguita: 800,00
TOTAL ESTIMADO: 3.895,00

GASTOS EFETIVOS:

Lembrando que a cotação é de BRL 1,00 = UYU 8,40.

- pedágios (gastamos mais):

    TOTAL: 55,00 + 55,00 + 55,00 + 55,00 = UYU 220,00

- gasolina (gastamos bem mais):

    abastecimento em Punta del Este (nafta super 41,80/litro): 860,00 (20 litros)
    abastecimento em Colonia (nafta super 41,80/litro): 770,00 (18 litros)
    TOTAL: UYU 1.630,00

Obs: Gasolina em espanhol é nafta. Não invente de colocar outra coisa se seu carro é à gasolina. O preço da gasolina no Uruguay está pela hora da morte! Afe!

- almoço em pizzaria, pois o La Florida estava fechado (economizamos bastante):

    pizzas: 380,00
    sorvete: 90,00
    TOTAL: UYU 470,00

- ingressos para subir no Faro de Colonia (gastamos mais):

    TOTAL: 20,00 + 20,00 = UYU 40,00

- lanche no Lentas Maravillas: 0,00 (estava fechado)

- jantar no La Bodeguita (gastamos mais):

    Lomo con Mermelada de Cebollas: 390,00
    Lomo con Crema de Hierbas: 390,00
    Cerveza Patricia 1L: 120,00
    TOTAL: 900,00 +  100,00 (propina = gorjeta) = UYU 1.000,00

TOTAL EFETIVO: 3.360,00 (economizamos)


Nossa! Esse post ficou enorme! Isso que dá visitar todas as atrações turísticas de Colonia em apenas um dia! Quero ver o que vamos fazer amanhã, afinal nosso barco para Buenos Aires só sai às 17:45. Era o horário mais cedo disponível. O ideal seria deixar Colonia cedo pela manhã e aproveitar o dia em Buenos Aires.

2 comentários:

  1. Estou querendo conhecer o Uruguai e gostei muito das dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Obrigada pelo comentário. Se tiver dúvidas ou precisar de uma ajuda mais específica, pode contar comigo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...