26 março 2014

[Uruguay/Argentina 2014] 6º dia: Buenos Aires (Bairro Recoleta)

ROTEIRO ORIGINAL (Quinta – 06/02/2014):

Livraria El Ateneo Grand Splendid
Heladeria Volta
Cementerio de la Recoleta
Basilica Nuestra Señora del Pilar
Av. Alvear
Almoço: Piegari Ristorante (reservado para às 13h)
Shopping Patio Bullrich
Lanche: El Sanjuanino
Museo Nacional de Bellas Artes
Facultad de Derecho
Floralis Generica
Buenos Aires Design
Jantar: Hard Rock Cafe

RELATO DO DIA:

O quanto dormimos mal no hotel de Colonia del Sacramento, dormimos bem aqui no Hotel TRYP! Acordamos revigorados! Nossas diárias não tinham o café da manhã incluído, mas hoje resolvemos tomar café no hotel mesmo. Paga-se por pessoa e come-se o quanto quiser. Há boa variedade e comemos bastante.

Solicitamos um táxi na recepção do hotel, pois achamos que era mais seguro, e seguimos para o bairro Recoleta, começando pela Livraria El Ateneo. Pedi para o taxista nos deixar na "Santa Fe y Callao", ou seja, no cruzamento destas duas avenidas. O motorista era mal-humorado, porém é melhor um taxista mal-humorado e honesto do que um educadinho e pilantra!

Dica Importante: Aprenda a não ser enganado por taxistas em Buenos Aires no post do Viaje na Viagem!

A Livraria El Ateneo Grand Splendid fica em um antigo teatro, denomidado Teatro Gran Splendid e que foi inaugurado em 1919. O local é simplesmente lindo! Difícil foi tirar o marido de dentro para continuarmos nosso passeio!

No antigo palco do teatro funciona um café.

Os antigos camarotes foram preenchidos por estantes de livros.
  
Subsolo da livraria.


Ao lado da livraria, há uma Sorveteria Volta, onde resolvemos parar e experimentar o sorvete de dulce de leche granizado. Delicioso!

Seguimos a pé pela Av. Callao até chegarmos a Recoleta. E o tempo todo um chuvisco chato só para implicar! Passamos pelo Cementerio de la Recoleta, porém não quisemos visitar. Eu já fiz a visita guiada em 2005 e o marido não curte passeios em cemitérios! Ao lado, está a Basilica Nuestra Señora del Pilar, onde resolvemos entrar para fugir um pouco do chuvisco e descansar as pernas. É uma igreja pequena, bonita e aconchegante. Aproveitei para pedir a São Pedro que a chuva desse uma trégua! E não é que ele atendeu meu pedido!

Cementerio de La Recoleta.
  
Basilica Nuestra Señora del Pilar.

Interior da Basilica.


Daqui, seguimos pela Alvear, avenida muito chique de Recoleta, chegando até a Plazoleta Carlos Pellegrini, onde estão as embaixadas do Brasil e da França. Pena que as fachadas de ambas estavam em reforma e não pude tirar uma foto decente para mostrar a bela arquitetura dos prédios.

Alvear Palace, hotel chiquérrimo em Recoleta.


Como ainda faltava um tempinho para a nossa reserva do almoço, resolvemos visitar logo o Patio Bullrich, um shopping pequeno porém chiquérrimo!

Shopping Patio Bullrich.

Shopping Patio Bullrich.


Depois seguimos para o restaurante Piegari, onde tínhamos reserva para às 13h. O restaurante fica em um local chamado La Recova de Posadas, que constitui um cantinho gastronômico no início da rua Posadas, embaixo do viaduto onde se inicia a Avenida 9 de Julio. Super recomendo experimentar um dos restaurantes que por aqui estão.

La Recova de Posadas, espaço com vários restaurantes.


O restaurante Piegari tem um ambiente agradável, com um ar requintado. Logo que entramos, nos sentimos um pouco mal por estarmos de chinelo e bermuda, mas logo o desconforto passou, pois o que importava era o dinheiro que tínhamos na carteira e que estávamos determinados a gastar com um bom almoço!

Fomos atendidos por um garçom extremamente simpático e adorável! Foi difícil de acreditar, mas ele era torcedor fanático do Corinthians, mesmo sendo argentino! Nos mostrou até uma foto dele com a blusa e a bandeira do seu time do coração!

De cortesia, nos serviram duas taças de espumante. De prato principal, pedimos risoto de funghi e filé picante com batatas ao creme, e parar beber, pedimos um vinho argentino. Enquanto a comida não chegava, serviram o cubierto (cestinha de pães). Estava tudo bem saboroso. Porém, até agora, o Lo de Tere, em Punta del Este, continua imbatível!

Espumante de cortesia, vinho argentino e "cubierto" para abrir o apetite!
  
Risoto de funghi e filé picante com batatas ao creme.


Veja minha avaliação completa sobre o restaurante Piegari no TripAdvisor.

Na saída, passamos novamente no shopping Patio Bullrich para banheiro e internet Wi-Fi gratuita! Após, seguimos pela Calle Posadas até o Museo Nacional de Bellas Artes, que possui visitação gratuita e uma boa mostra de arte.

Museo Nacional de Bellas Artes

Escultura "O Beijo", de Rodin.


Depois de visitar o museu, passamos pela Floralis Generica, uma escultura metálica situada na Plaza de las Naciones Unidas, e pela Facultad de Derecho, que fica ao lado da escultura.

Floralis Generica

Facultad de Derecho


Terminamos o dia no Buenos Aires Design, um shopping dedicado a artigos de casa e decoração. É onde fica também o Hard Rock Cafe (HRC) de Buenos Aires. Nosso vício! Sempre que há um HRC na cidade, pode ter certeza que vamos visitá-lo! Infelizmente, achamos a loja um tanto decadente, com pouquíssimos produtos, tanto que nem nos empolgamos em comprar alguma coisa. Bem diferente da minha visita em 2005, onde estava tudo novinho e fervilhando de novidades.

Buenos Aires Design

Fachada da loja do Hard Rock Cafe.


Resolvemos jantar no HRC, e quando entramos no restaurante, tivemos a mesma impressão da loja, ou seja, um local que está decaindo e precisando de uma boa manutenção. Fomos bem atendidos, porém o serviço estava lento, para um restaurante quase vazio. Como não estávamos com muita fome, pedimos apenas um sanduíche para compartilhar, que era simples, porém gostoso.

Interior do restaurante do Hard Rock Cafe.

Nosso sanduíche.


Veja minha avaliação completa sobre o restaurante do Hard Rock Cafe no TripAdvisor.

Saímos do Buenos Aires Design e voltamos para a praça em frente a Basilica Nuestra Señora del Pilar, que já estava se iluminando, uma graça!

Basilica Nuestra Señora del Pilar se iluminando.


Pegamos um táxi na rua mesmo para voltar ao hotel, sempre tendo o cuidado de pegar um táxi que tenha identificação de um rádio taxi (a indicação fica na lateral do carro e às vezes há uma propaganda na parte superior do carro). E para indicar o local de destino, sempre falar o nome da rua. No nosso caso, "Calle San Martín, entre Corrientes y Lavalle"! Tivemos a sorte de pegar um taxista muito simpático e honesto, pelo visto algo raro em Buenos Aires! Fomos conversando o tempo todo, principalmente sobre a Copa do Mundo no Brasil!

Abaixo, o mapa do trajeto aproximado percorrido a pé, algo em torno dos 5,2km.


View 6o dia - roteiro in a larger map


ESTIMATIVA DE GASTOS (em pesos argentinos - ARG):

café da manhã: 150,00
taxi até Recoleta: 35,00
sorvete Volta: 60,00
almoço no Piegari: 500,00
lanche no El Sanjuanino: 200,00
jantar no HRC: 350,00
taxi para o hotel: 50,00
TOTAL ESTIMADO: 1.345,00

GASTOS EFETIVOS (em pesos argentinos - ARG):

Lembrando que a cotação é de BRL 1,00 = ARG 4,30.

café da manhã no hotel (duas pessoas): 171,50
taxi até Recoleta: 38,00
sorvete Volta (um copo pequeno): 29,00
almoço no Piegari: 580,00
lanche na Starbucks (duas águas de 19,00 cada e um frappuccino de 31,00): 69,00
jantar no HRC (um refrigerante de 25,00 e um sanduíche de 98,00, mais gorjeta de 12,00): 135,00
taxi para o hotel: 30,00
TOTAL EFETIVO: 1.052,50 (economizamos)


Nosso primeiro dia de passeio em Buenos Aires foi extremamente agradável e sem sustos! Considero Recoleta o bairro mais agradável de Buenso Aires para se visitar. Recomendo!

2 comentários:

  1. Estou adorando o seu blog! Como vc é detalhista com planejamento de viagem. Eu só faço uma lista dos lugares que quero visitar e so. Acho q nunca fiz reserva de restaurante em viagens. As vezes não estamos c fome e comemos alguma coisinha ou procuramos algo p comer nas redondeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! Pode falar... sou a louca do planejamento né?! Mas adoro planejar detalhadamente minhas viagens! Como adoro comer, então conhecer bons restaurantes acaba fazendo parte do meu planejamento, por isso prefiro reservar quando possível.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...