25 junho 2014

[Uruguay/Argentina 2014] Planejamento do Roteiro

Dando continuidade ao planejamento da viagem, neste post vou compartilhar o roteiro de cada dia separadamente.

Para chegar ao roteiro final, utilizei muito as dicas dos blogs Viajar pelo Mundo! e Nós no Mundo. Assim, pude selecionar os locais que gostaria de visitar e também quais seriam os melhores dias e horários para visitação.

6. Planejamento de cada dia

6.1. Sábado – 01/02/2014 (Montevideo)

Chegaremos no aeroporto de Montevideo às 13:10, onde pegaremos um táxi para o Palm Beach Plaza Hotel, no bairro Pocitos. Perto do hotel, há a Casa de Câmbio Matriz, onde poderemos trocar Reais por Pesos Uruguayos.

No dia de hoje, a intenção é passear a pé pelo bairro Pocitos e aproveitar as atrações do local. Então, para o almoço/lanche, resolvi experimentar o Chivito, famoso e típico sanduíche do Uruguay, no Chivitos Lo de Pepe (veja o cardápio com os preços). Depois, vamos conhecer o Cake's para experimentar seus doces.

Para comprar suprimentos como água e lanchinhos para a viagem até Punta del Este, há perto do hotel o Supermercado Disco.

Ao fim do dia, lembrando que no verão o sol se põe por volta das 21h, faremos um lanche na Oro del Rhin Cafe, que fica anexo à Livraria Yenny, e aproveitaremos para curtir o pôr do sol na Rambla (avenida costeira) de Pocitos.

6.2. Domingo – 02/02/2014 (Montevideo / Punta del Este)

Na nossa diária está incluído o café da manhã, então tomaremos café no próprio hotel e seguiremos a pé para um passeio no Parque Rodó. Conforme minhas pesquisas, no domingo acontece uma feirinha de artesanato no parque.

Às 12h, ou antes, faremos o check-out do hotel e voltaremos ao aeroporto, onde iremos retirar o carro alugado na Avis e seguir para Punta del Este.

De acordo com o Google Maps, a distância de Montevideo a Punta del Este é de aproximadamente 120Km pela estrada Inter-balneária, resultando em torno de 1h40min de viagem. Descobri também que há dois pedágios no caminho, um no Km 32 e outro no Km 80.

Em Punta del Este, ficaremos hospedados na Pousada Red Wind B&B, com café da manhã incluído na diária. Depois do check-in, nossa programação é jantar cedo no restaurante Medio y Medio, em Punta Ballena, onde reservei  por e-mail uma mesa para dois às 18h. Após, seguiremos para Casapueblo, também em Punta Ballena, para assistir à famosa cerimônia do pôr do sol. Pertinho de Casapueblo, há o Mirante de Punta Ballena.

6.3. Segunda – 03/02/2014 (Punta del Este)

Hoje será o único dia inteiro em Punta del Este, então nada melhor do que fazer um tour de carro pela cidade. Começaremos pelos bairros nobres de Beverly Hills e El Golf, com suas belas mansões. Após, conheceremos a Puente Leonel Vieira, com sua estrutura ondulada, bem diferente. Depois, seguiremos para a Playa Brava, onde fica a famosa escultura La Mano. Já na Playa Mansa, está o famoso Hotel e Cassino Conrad.

Para o almoço, reservei (no próprio site do restaurante) uma mesa no badalado, bem avaliado e caro restaurante Lo de Tere, que fica situado na Península de Punta del Este, mais especificamente na Rambla del Puerto.

Dica Importante: As quatro primeiras mesas que ingressam antes das 13h para almoçar ou antes das 21h para jantar recebem 40% de desconto. E, todos que chegam antes das 13h ou antes das 21h recebem 20% de desconto.

Após o almoço, um passeio a pé pela Península para ajudar na digestão! Conhecendo ruas como General Artigas, Gorlero, a Calle 20 (El Remanso) conhecida como Fashion Road por conta de suas lojas chiques e de grifes famosas.

Para o lanche da tarde, vamos experimentar os famosos churros de doce de leite do Churros Manolo. E, aproveitando nosso dia na Península, vamos assistir ao pôr do sol no Puerto de Punta del Este.

Depois de um almoço em um restaurante chique e caro, nossa janta será mais modesta! Por isso, escolhi experimentar as empanadas do Las Charruitas.

6.4. Terça – 04/02/2014 (Punta del Leste / Colonia del Sacramento)

Hoje faremos a viagem de carro de Punta del Este a Colonia del Sacramento. Conforme o Google Maps, a distância aproximada é de 310Km, resultando em quase quatro horas de viagem. No caminho há quatro pedágios, incluindo os dois existentes entre Montevideo e Punta del Este, e mais dois entre Montevideo e Colonia del Sacramento.

Em Colonia, ficaremos hospedados no Hotel Ayres, com café da manhã incluído na diária. Após o check-in, teremos que devolver o carro alugado na Avis da rodoviária, que fica bem pertinho.

Para o almoço, escolhi o bem avaliado restaurante La Florida. Depois, seguiremos para o centro histórico de Colonia para iniciar o passeio, que inclui as seguintes atrações: Portón de Campo e Paseo San Miguel, Calle de los Suspiros, Plaza Mayor, Faro de Colonia e Ruínas do Convento de San Francisco, Museu do Azulejo, Puerto de Yates, Basílica del Santísimo Sacramento, etc.

Para o lanche da tarde, fiquei com vontade de conhecer o Lentas Maravillas e para o jantar, iremos combinar a comida com uma vista para o pôr do sol no restaurante La Bodeguita.

6.5. Quarta – 05/02/2014 (Colonia del Sacramento / Buenos Aires)

Como o Buquebus para Buenos Aires só sai às 17:45, teremos bastante tempo ainda para passear por Colonia. Então, basicamente iremos visitar alguma atração que não tenha dado tempo de conhecer no dia anterior ou repetir as melhores.

Para o almoço, a intenção é conhecer o restaurante Buen Suspiro, muito bem avaliado no TripAdvisor. Lembrando que antes teremos que fazer o check-out no hotel, onde pediremos para deixar as malas até a hora da viagem.

Como iremos de Buquebus rápido para Buenos Aires, a viagem terá duração de uma hora somente. Ressaltanto que, o fuso horário de Buenos Aires é de uma hora a menos que Colonia. Por isso chegaremos por volta das 18h em Buenos Aires.

Agendei nosso traslado do terminal hidroviário de Buenos Aires (em Puerto Madero) até o hotel com o Marcelo Bautista, que possui uma equipe com vários motoristas que trabalham não só com traslados, mas também com passeios turísticos por Buenos Aires. Foi uma recomendação de um amigo e também há vários comentários positivos sobres seus serviços pela internet (leia os comentários do post do Viaje na Viagem). Entrei em contato por e-mail e aproveitei também para acertar o câmbio de Reais para Pesos Argentinos. Acertamos para trocar R$ 1.000,00 e a cotação será a do dia do traslado.

Informação Importante: O turista acaba tendo que se sujeitar ao câmbio paralelo para trocar moeda na Argentina, pois trocar pelo câmbio oficial é total perda de dinheiro. O problema é encontrar casas de câmbio e outros lugares de confiança para trocar dinheiro, pois, infelizmente, em Buenos Aires, o pessoal adora distribuir uma nota falsa, principalmente de 50 e 100 pesos argentinos. Por conta disso, decidimos fazer o câmbio com o Marcelo Bautista.

Eis os dados do Marcelo Bautista:

e-mail: marcelo_bautista@hotmail.com
telefones:
0054 9 11 3409 1777
0054 9 11 5714 9991
Nextel  54*670*680

Ficaremos hospedados no TRYP Hotel, localizado no Microcentro de Buenos Aires, e não há café da manhã incluído na diária.

Perto do hotel, há um Carrefour Express, onde poderemos comprar água e alguns lanchinhos. Há, também, uma Starbucks, onde poderemos fazer nosso lanche noturno.

6.6. Quinta – 06/02/2014 (Buenos Aires – Recoleta)

Como não há café da manhã incluído na diária, nossas opções mais práticas seriam pagar pelo café da manhã do próprio hotel ou comer na Starbucks próxima.

Hoje o dia está reservado para passear no bairro Recoleta. A programação é pegar um táxi do hotel à Livraria El Ateneo Grand Splendid, um antigo teatro que foi transformado em livraria mas que ainda guarda grande parte de sua arquitetura original.

Seguiremos a pé para a praça central de Recoleta, onde estão localizados o Cementerio (Cemitério) e a Basilica Nuestra Señora del Pilar. Caminharemos pela Avenida Alvear, a mais chique de Buenos Aires, rumo a La Recova de Posadas, que constitui um cantinho gastronômico no início da rua Posadas, embaixo do viaduto onde se inicia a Avenida 9 de Julio. Neste recanto, reservei uma mesa para o almoço no Piegari Ristorante às 13h. Fiz a reserva no próprio site do restaurante.

Ainda na Calle Posadas, está localizado o Shopping Patio Bullrich, que dizem ser chiquérrimo!

De tarde, a programação é conhecer as seguintes atrações: Museo Nacional de Bellas Artes (entrada gratuita), Facultad de Derecho, Floralis Generica e, por fim, Buenos Aires Design.

Para o lanche da tarde, escolhi o El Sanjuanino, que vende empanadas. E para o jantar, escolhemos o Hard Rock Cafe, localizado no shopping Buenos Aires Design.

De Recoleta, voltaremos de táxi até o hotel.

6.7. Sexta – 07/02/2014 (Buenos Aires – Palermo e Puerto Madero)

A programação de hoje é conhecer os Parques de Palermo, o bairro Palermo Soho e, à noite, Puerto Madero.

Teremos que pegar um táxi do hotel até os Parques de Palermo. Aqui, as principais atrações são: Planetario Galileo Galilei, Jardín Japonés e El Rosedal (Parque 3 de Frebrero).

Após, seguiremos para Palermo Soho, um bairro badalado de Buenos Aires, e onde reservamos uma mesa para o almoço às 13h no restaurante La Cabrera. Fiz a reserva no próprio site do restaurante. Depois do almoço, um passeio a pé pelo bairro para ajudar na digestão!

Voltaremos de táxi para o hotel, descansaremos um pouco e seguiremos a pé para Puerto Madero, pois fica perto do hotel.

Em Puerto Madero há muitos restaurantes. Escolhemos e reservamos uma mesa para o jantar no La Parolaccia Trattoria, às 20:30.

6.8. Sábado – 08/02/2014 (Buenos Aires – Microcentro e San Telmo)

Para a manhã, programei um passeio pelo Microcentro de Buenos Aires, incluindo as seguintes atrações: Teatro Colón, Obelisco da Avenida 9 de Julio, Plaza de Mayo, Casa Rosada,  Piramide de Mayo, Cabildo, Catedral Metropolitana e Banco de la Nación Argentina.

Da Plaza de Mayo, seguiremos a pé para o bairro San Telmo, onde reservei uma mesa para o almoço no restaurante Brasserie Petanque, às 13:15. Também fiz a reserva no próprio site do restaurante.

Em San Telmo, selecionei as seguintes atrações para visitar: Escultura Mafalda, Casa Mínima, Mercado de San Telmo e Plaza Dorrego. Há uma atração que achei bastante interessante, porém, infelizmente, não abre aos sábados, chamada El Zanjón de Granados. Fica a dica!

Ressalto que aos domingos acontece a famosa Feira de San Telmo. Porém, não curto muito feira de antiguidades, sem falar na muvuca que fica. Assim, quem gostar deste tipo de atração, recomendo visitar San Telmo num domingo.

Uma vez em Buenos Aires, é quase que obrigatório ir a um show de tango. Porém, queria fugir daquelas casas de tango "pega turista" que oferecem show e jantar, onde os garçons são mal-humorados, a comida não é boa e o show é muito extenso. Depois de muito pesquisar, descobri que há shows de tango exibidos no Centro Cultural Borges, anexo às Galerias Pacífico, na Calle Florida, bem pertinho do hotel. Fiquei interessada no show "Bien bailado y Bien porteño" às 20h. Assim, aproveitamos para passear e jantar nas Galerias Pacifico antes do show.

6.9. Domingo – 09/02/2014 (Buenos Aires / Montevideo)

Hoje voltaremos a Montevideo de Buquebus. Porém, a saída será apenas às 17h, então teremos ainda um bom tempo para um último passeio por Buenos Aires.

Escolhi passear pela Plaza San Martín, algo mais tranquilo e perto do hotel, onde é possível conhecer as seguintes atrações: Estación Retiro, Monumento a los Caídos en Malvinas, La Torre Monumental e o Edifício Kavanagh.

Faremos o check-out do hotel e pediremos para guardar as malas. Assim, poderemos almoçar tranquilamente em algum restaurante das Galerias Pacifico e enrolar um pouquinho antes de ir para o Terminal Dársena Norte em Puerto Madero, de onde sai os barcos da Buquebus.

Como iremos de Buquebus rápido para Montevideo, a viagem terá duração de duas horas. Ressaltanto que, o fuso horário de Montevideo é de uma hora a mais que Buenos Aires. Por isso chegaremos por volta das 20h no Porto de Montevideo. Pegaremos um táxi para o Orpheo Express Hotel, onde nos hospedaremos e o café da manhã está incluído no valor da diária. Como chegaremos à noite e no centro, preferimos jantar alguma coisa no próprio hotel.

6.10. Segunda – 10/02/2014 (Montevideo)

A programação de hoje é fazer o passeio no Bus Turístico, que faz um tour por Montevideo. Há 10 paradas espalhadas pela cidade onde você pode descer ou subir. Ressalte-se que o ônibus passa na mesma parada a cada uma hora, ou seja, se você decidir descer em uma parada para visitar as atrações, o próximo ônibus só passará depois de uma hora para você subir e continuar o passeio.

Pegaremos o ônibus na Parada 1, que fica na Plaza Independencia, perto do hotel. Porém, antes, aproveitaremos para visitar atrações próximas, como Mausoleo al General Artigas e Palacio Salvo, na Plaza Independencia, Teatro Solís e a Peatonal Sarandí (rua somente para pedestres), onde fica a Plaza Constitución e a Catedral Metropolitana de Montevideo.

À noite, selecionei duas opções para o jantar: Panini's Ciudad Vieja ou Dueto.

6.11. Terça – 11/02/2014

Nosso voo sai de Montevideo às 14:10. Não programei nenhum passeio, assim poderemos descansar e arrumar as malas até o check-out no hotel.


Mas não pense que meu planejamento acabou! No próximo post, falarei como monto minha planilha de estimativa de gastos diários (menos compras), ou seja, gastos com alimentação, gorjetas, estacionamento, abastecimento, etc. Se você já me achava a maníaca do planejamento, então você vai se surpreender ainda mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...