06 junho 2015

[San Francisco 2012] 3º dia: San Francisco (Bus Tour)

ROTEIRO ORIGINAL (Quarta – 24/10/2012):

Passeio de ônibus com a Big Bus Tour
Passeio a pé por Chinatown
Passeio a pé por North Beach (bairro italiano)

RELATO DO DIA:

Observação: Antes de iniciar o relato, informo que, pela quantidade de atividades do dia, irei dividir este relato em duas postagens. Nesta, falarei somente do passeio de ônibus que fizemos por San Francisco. No próximo post, falarei especificamente dos passeios a pé que fizemos pelos bairros de Chinatown e North Beach.

Começamos o dia bem cedo hoje para fazer o passeio com o ônibus de turismo da empresa Big Bus Tour. Optamos por pegar o ônibus em sua parada inicial no San Francisco Visitor Center, que fica na esquina da Mason Street com a Jefferson Street. Para chegar até este ponto, pegamos o cable car da linha Powell-Mason que passa pela Union Square e descemos no fim da linha que fica na Bay Street esquina com Taylor Street. De lá, seguimos a pé até o Visitor Center, onde compramos nossos ingressos e aguardamos pelo início do passeio às 9:00AM.

Ressalte-se que este ônibus oferece a possibilidade de descer/subir várias vezes em paradas específicas, o chamado "hop-on, hop-off".

A seguir, destaco os principais bairros por onde passamos durante nosso passeio de ônibus.

1. Fisherman's Wharf

O bairro de Fisherman's Wharf (na tradução literal, cais de pescadores), às margens da baía de San Francisco, possui grande apelo turístico, pois, além dos mercados de peixe e outros frutos do mar, nesta região há vários restaurantes, hotéis, lojas, museus, duas linhas de cable car, dentre outras atrações turísticas. Destaque para a Boudin Bakery e para a loja de chocolates e sorvetes da Ghirardelli.

No post anterior, fizemos um passeio pela região.

Famosa placa do Fisherman's Wharf de San Francisco.


2. North Beach

O bairro de North Beach é conhecido como Little Italy por conta dos vários imigrantes italianos que viveram e ainda vivem por aqui. Porém, além da forte cultura italiana encontrada principalmente nos restaurantes locais, o bairro possui uma vida noturna bem agitada, incluindo vários boates de striptease. Destaque para a Washington Square e a Coit Tower.

Este foi um dos bairros onde descemos do ônibus para fazer um passeio a pé (walking tour). Mais detalhes no próximo post.

À esquerda, o Transamerica Pyramid. No centro, o Sentinel Building.


3. Distrito Financeiro

No Distrito Financeiro de San Francisco estão localizadas várias empresas multinacionais, escritórios jurídicos, companhias de seguro, imobiliárias e instituições bancárias. Apesar de sua beleza, a região não é muito turística. Destaque para a Market Street.

Vários bancos espalhados pela Market Street.

Detalhes da arquitetura do distrito financeiro.


4. Union Square

A região da Union Square e seus arredores é conhecida por suas diversas lojas de departamentos e de grifes famosas, restaurantes, lanchonetes, teatros, hotéis, dentre outras atrações. Além disso, conta com duas paradas de cable car, opções de ônibus de turismo e locadoras de veículos. Definitivamente, é um ótimo local para se hospedar em San Francisco. Destaque para a linda loja da Macy's e o restaurante The Cheesecake Factory no último andar.

Union Square rodeada por lojas de departamento e de grifes famosas.


5. Civic Center

O Civic Center é o bairro onde estão localizados os principais prédios do governo e instituições de arte e cultura. Destaque para o imenso e belo prédio do City Hall.

Infelizmente, constatamos que a região estava tomada por moradores de rua, mendigos e drogados. Inclusive, durante o tour, foi avisado para que as pessoas tivessem cuidado ao visitar a região. Na verdade, durante minhas pesquisas preliminares à viagem, já havia lido sobre a situação do Civic Center.

Bela cúpula do prédio do City Hall, no Civic Center.

City Hall.

Asian Art Museum, no Civic Center.

Symphony Hall.


6. Haight-Ashbury

O bairro de Haight-Ashbury ficou conhecido como o berço da cultura hippie de San Francisco. Apesar dos resquícios da cultura hippie, atualmente o bairro é sinônimo de boutiques de alta moda, restaurantes chiques, escolas renomadas de medicina, etc, tudo coexistindo em perfeita harmonia! Destaque para a Haight Street e suas lojas.

Entrando no bairro Haight-Ashbury pela Divisadero Street.

Arquitetura das casas no bairro Haight-Ashbury.

Famosa esquina das ruas que dão nome ao bairro, ainda com grande influência hippie.

Escultura inusitada na Haight Street.


7. Golden Gate Park

O Golden Gate Park possui cerca 800 metros de largura por quase 5 quilômetros de comprimento, e é o quinto parque mais visitado dos Estados Unidos, recebendo em torno de 13 milhões de visitantes por ano. Destaque para o California Academy of Sciences e o de Young Museum.

The Music Concourse, com o seu Bandshell.

Museu de arte "de Young Museum".

Entrada para o California Academy of Sciences.


8. Golden Gate Bridge

Sem dúvida, a Golden Gate Bridge é uma das principais atrações de San Francisco, com sua cor laranja-avermelhada (ou seria vermelho-alaranjado?!) que se destaca de longe. Sua construção teve início em 1933, sendo finalizada em 1937, quando foi inaugurada, com o objetivo de ligar a cidade de San Francisco a regiões mais próximas, como por exemplo, a cidade de Sausalito. Possui 2.737 metros de comprimento e 27 metros de largura.

Só posso dizer que ela é simplesmente linda e imponente!


Golden Gate Bridge.

Vista para o Presidio Yatch Club.

Vista para a baía de San Francisco.


9. Chinatown

O bairro de Chinatown em San Francisco é considerado o maior bairro de comunidade chinesa fora da Asia, além de ser o mais antigo na América do Norte. A região atrai muitos turistas por conta da sua forte cultura, fazendo com que seja uma cidade quase que autônoma dentro de San Francisco. Destaque para o Dragon Gate, portão de entrada do bairro chinês.

Este foi mais um dos bairros onde descemos do ônibus para fazer um passeio a pé (walking tour). Mais detalhes no próximo post.

Dragon Gate, portão de entrada para Chinatown.


10. Embarcadero

O bairro Embarcadero consiste na região portuária de San Francisco, onde estão localizados vários piers. O nome é proveniente do espanhol, significando "local de embarque". Destaque para a Bay Bridge (liga San Francisco a Oakland) e o Ferry Building, onde atualmente funciona um mercado.

Bay Bridge.

Ferry Building Marketplace.

Pier 33, de onde sai o barco para a ilha de Alcatraz.


11. Pier 39

Região extremamente turística de San Francisco, o Pier 39 é famoso por suas opções de entretenimento, como lojas, bares e restaurantes. Há vários artistas fazendo apresentações pelo local, e sem falar nos leões marinhos se espremendo para conseguir um lugar ao sol nos flutuantes de madeira espalhados pelo pier.

No post anterior, fizemos um passeio pela região, onde, inclusive, almoçamos depois de visitar a ilha de Alcatraz.

Chegando ao Pier 39.

Vários barcos atracados pelo Pier 39.

Uma das atrações do Pier 39: Aquarium of the Bay.

Hard Rock Cafe San Francisco.

Entrada para o Pier 39.

Escultura de um siri na entrada do Pier 39.


Finalizamos o passeio por volta das 5:00PM, quando descemos do ônibus na parada da Union Square, perto do nosso hotel.

Como vocês podem notar, visitamos os principais bairros de San Francisco em um único dia. Então, se você tiver pouco tempo para curtir a cidade, super recomendo este tipo de passeio.

No próximo post, darei continuidade ao relato deste dia falando detalhadamente sobre os passeios que fizemos a pé pelos bairros de Chinatown e North Beach.

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...