01 janeiro 2017

[Santiago 2016] 1º dia: Chegada a Santiago (Chile)

No relato deste dia, irei compartilhar nossa chegada a Santiago e as primeiras coisas que fizemos na capital do Chile.

A seguir, o roteiro para o dia de hoje, o relato detalhado e, ao final, a estimativa de gastos comparada com os gastos efetivos.

ROTEIRO ORIGINAL (Sábado – 22/10/2016):

Chegada ao aeroporto de Santiago às 13:40
Trocar moeda no aeroporto
Check-in no Hotel Torremayor Lyon
Comprar Tarjetas Bip Portador (cartões do metrô)

RELATO DO DIA:

Embarcamos no voo da Gol partindo de São Paulo (Guarulhos) às 10:30. A duração do voo é de um pouco mais de 4 horas e a previsão de chegada a Santiago estava para às 13:40 (nesta época o horário em Santiago estava uma hora a menos do horário de Brasília).

É claro que o momento mais aguardado por mim, e acredito que para a maioria dos passageiros, era sobrevoar a Cordilheira dos Andes. Inclusive, este momento é anunciando pelo comandante do voo, gerando um alvoroço entre os passageiros, todos esticando o pescoço para olhar a paisagem pela janela. E só posso dizer que é uma visão incrível! Ainda mais com a neve no topo das montanhas. Lindo demais!

Visão da Cordilheira dos Andes pela janela do avião.

A neve no topo das montanhas deixa o visual ainda mais incrível.


Minha mãe e eu desembarcamos no aeroporto de Santiago um pouco antes das 14:00 e a passagem pela imigração foi bem rápida. Para nós, brasileiros, não é obrigatório o uso de passaporte para entrar no Chile (nem é necessário visto), basta apresentar um documento oficial de identidade com foto. Contudo, faço questão de viajar com passaporte para receber o carimbo de entrada no país!

Como chegamos em um sábado à tarde, já sabia de antemão que a casa de câmbio perto do nosso hotel em Providência estaria fechada, a Cambios Santiago. Então, o jeito foi trocar um valor inicial de moeda na casa de câmbio AFEX existente dentro do aeroporto (perto das esteiras de retirada das bagagens). A cotação do Real estava 191 Pesos Chilenos, além de ter sido cobrada uma taxa de $966 pesos chilenos pelo câmbio.

Do lado da casa de câmbio estava a Transvip, empresa onde fiz a reserva online do traslado do aeroporto até o nosso hotel na região de Providencia. O valor por pessoa do traslado em van compartilhada saiu por $7.600 pesos chilenos, totalizando em $15.200.

Pegamos as malas, passamos pela Alfândega e seguimos para pegar a van da Transvip. Como o serviço era de van compartilhada, tivemos que esperar um pouco por mais passageiros. Deixamos o aeroporto por volta das 14:20 rumo ao hotel, onde chegamos às 14:45.

Depois de muito pesquisar, escolhi o Hotel Torremayor Lyon, localizado na ótima região de Providencia. Fiz a reserva de um quarto duplo para 10 noites utilizando o site Hoteis.com.

O hotel é bem bonito, a localização é ótima e o atendente Mauricio foi super simpático e atencioso durante o nosso check-in. Contudo, achei o nosso quarto um pouco antigo e necessitando de alguma manutenção, principalmente no banheiro, mas aparentemente nada que pudesse prejudicar a nossa hospedagem.

Fachada do Hotel Torremayor Lyon, em Providencia, onde ficaremos hospedadas.

Quarto em que ficaremos hospedadas.

Banheiro do nosso quarto... com alguns itens precisando de manutenção.


Depois de tantas horas de viagem, uma vez que partimos de Manaus, resolvemos tomar um bom banho, descansar rapidamente, e nos arrumar para encontrar um lugar para comer. Fomos na opção que nos parecia mais fácil... o shopping Costanera Center, a 800 metros de distância do nosso hotel (uns 10 minutos de caminhada).

Chegamos ao shopping às 17:30 e, depois de dar voltas pela praça de alimentação, acabamos escolhendo o Applebee's, uma franquia americana de restaurantes... não me julguem! Estava cansada, com sono e com fome!

Pedimos de entrada uma porção de mini cheeseburgers e de prato principal um filé mignon com camarão acompanhado de purê de batatas e legumes, além das bebidas. Sendo bem sincera, a comida não estava lá essas coisas, principalmente pelo preço cobrado, mas serviu para matar a nossa fome. Abaixo, a descrição detalhada da conta:

- Porção de mini cheeseburgers: 7.990
- Filé mignon com camarão: 13.990
- Smoothie: 2.750
- Garrafa de água: 1.090
SUBTOTAL: 25.820
- Gorjeta (10%): 2.580
TOTAL: 28.400 (algo em torno de R$150,00)

Antes de ir embora do shopping, passamos no supermercado Jumbo, porém, estava tão lotado que desistimos e pegamos nosso rumo de volta ao hotel.

Na volta, entramos na estação de metrô Los Leones para comprar as nossas "Tarjetas Bip", um cartão pré-pago para utilização do metrô. Cada cartão tem um custo de $1.550 pesos chilenos (outubro/2016). Durante o planejamento desta viagem, estimei um valor que gastaríamos de metrô e, com isto, fiz a carga de $6.500 pesos chilenos em cada cartão, totalizando em um custo de $8.050 por pessoa.

Observação: As tarifas do metrô de Santiago variam entre $610 e $740 pesos chilenos, por pessoa, a depender do horário e dia da semana (outubro/2016).

Peguei boas dicas sobre a Tarjeta Bip no blog Viajante Solo.

"Tarjeta Bip", cartão pré-pago para utilização do metrô.


Fizemos mais uma parada antes de voltar ao hotel, desta vez no mercado Santa Isabel para comprar duas garrafas (2 litros) de água mineral ($629 x 2 = $1.258). Finalmente chegamos ao hotel por volta das 19:00, e capotamos!

Abaixo, o trajeto que percorremos a pé nestas primeiras horas em Santiago (aproximadamente 2km, que canseira!).




GASTOS DIÁRIOS (em pesos chilenos, para duas pessoas):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Traslado aeroporto-hotel: 2x8.000=16.000 Traslado aeroporto-hotel: 2x7.600=15.200 800
Alimentação: 20.000 Alimentação: 29.658 -9.658
Bilhetes de metrô: 2x8.000=16.000 Bilhetes de metrô: 2x8.050=16.100 -100
52.000 60.958 -8.958
Saldo Inicial: 900.000 / Saldo Atual: 839.042 / Economia Geral: -8.958

2 comentários:

  1. Oi Paty, estou planejando viajar para o Chile em Setembro, uma dúvida, vc levou dólar ou real? :)
    Ass. Livia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia!

      Levei a maior parte em real e para completar levei alguns dólares que minha mãe tinha guardado.

      Adorei Santiago e tenho certeza que você também vai gostar muito. Cidade bonita, limpa, de gente educada e simpática (principalmente com brasileiros) e de ótimos restaurantes.

      Então não deixa de acompanhar as postagens da minha viagem aqui no blog! Tenho certeza que você vai se inspirar bastante para planejar a sua viagem.

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...