12 janeiro 2017

[Santiago 2016] 4º dia: Região de Providencia

Neste quarto dia em Santiago (dia mais que especial por conta do meu aniversário), a programação vai ser leve, porém bastante agradável, visitando algumas atrações da região de Providencia.

No relato compartilho nossa visita ao Parque de las Esculturas e ao complexo Costanera Center, onde está localizada a Gran Torre Santiago, o edifício mais alto da América Latina, com 62 andares e 300 metros de altura. Em seu topo, está o mirante Sky Costanera, de onde apreciamos um belíssimo pôr do sol.

E para celebrar meu aniversário, escolhi almoçar no renomado restaurante Aqui Está Coco. Só posso dizer que a escolha não poderia ter sido mais acertada! Pena que não posso dizer o mesmo do nosso jantar no Hard Rock Cafe...

A seguir, o relato detalhado deste dia, com muitas fotos e dicas, incluindo o mapa com os lugares visitados e o trajeto percorrido a pé. Ao final, a estimativa de gastos comparada com os gastos efetivos.

ROTEIRO ORIGINAL (Terça-Feira – 25/10/2016):

Parque de las Esculturas
Almoço: Aqui Está Coco
Costanera Center
    Sky Costanera
    Jantar: Hard Rock Cafe

RELATO DO DIA:

Hoje aproveitamos para acordar um pouquinho mais tarde. Antes de sair, fomos conhecer o terraço do Hotel Torremayor Lyon (onde estamos hospedadas) e o dia estava simplesmente lindo! Perfeito para celebrar o meu aniversário!

No terraço há uma piscina com espreguiçadeiras ao redor. Ambiente bastante agradável mas que estava em manutenção. Afinal, quem tem coragem de ir para a piscina no frio da primavera chilena?!

Terraço do Hotel Torremayor Lyon.

Vista a partir do terraço do hotel. Dia lindo!


A programação de hoje será bem tranquila. Visitaremos algumas atrações na região (comuna) de Providência, onde estamos hospedadas.

A comuna de Providencia é uma região bastante residencial, com alto padrão. Suas ruas são belas e arborizadas. Contudo, nos últimos anos a região se modernizou muito, tornando-se um importante centro comercial, oferecendo hotéis, restaurantes, bares, lojas e estações de metrô. Definitivamente, uma ótima região para se hospedar em Santiago.

Providencia é uma ótima região para se hospedar em Santiago. 


Deixamos o hotel às 10:00 e caminhamos até o Parque de las Esculturas, às margens do Rio Mapocho. O parque, inaugurado em 1986, está delimitado pela Avenida Padre Letelier, por onde entramos, Avenida Pedro de Valdivia, Avenida Santa Maria e o Rio Mapocho. O parque é cercado e seu acesso é gratuito. Na entrada há uma placa com a lista completa das esculturas em exposição e a localização de cada uma.

Rio Mapocho, com o Parque de las Esculturas à direita. É possível ver também o Cerro San Cristóbal ao fundo.

Nas proximidades do parque também estão várias esculturas. Esta é denominada "Columnas", de Mario Irarrázabal.


Acessamos o parque pela Avenida Padre Letelier. O dia estava perfeito para um passeio a céu aberto! Pudemos observar que vários alunos de diferentes escolas, entre crianças e adolescentes, estavam fazendo anotações e tendo explicações sobre as esculturas. Bem bacana!

A seguir, a foto de algumas das esculturas com as suas denominações e respectiva autoria.

Em primeiro plano "Percepción", de Lisi Fox.

"Semillas", de Cristián Salineros. Ao fundo, "Erupción", de Sergio Castillo.

"Vuelo I", de Lucía Waiser.

"Danza de peces", de Felipe Castillo.

"Conjunto escultórico", de Federico Assler.

Eu! Praticamente um escultura! Ao fundo, o edifício Gran Torre Santiago.

Nas proximidades do parque também estão várias esculturas. Esta é denominada "Mapuchuco", de Joaquín Mirauda.


Deixamos o Parque de las Esculturas por volta das 12:00. Saímos pela Avenida Pedro de Valdivia e caminhamos pela Avenida Andrés Bello, às margens do Rio Mapocho, onde há uma pequena área de recreação bastante agradável, incluindo aparelhos para exercícios disponíveis ao público.

Seguimos até a Rua La Concepción, onde está situado o badalado restaurante Aqui Está Coco, onde pretendo ter um almoço bem especial de aniversário!

Contudo, como o restaurante só abre às 12:30, e ainda estava bem cedo, ficamos passando o tempo em uma Starbucks próxima, onde fizemos um pequeno lanche a $3.630 pesos chilenos (2 pães de queijo por $1.090 cada + 1 espresso macchiato por $1.450).

Caminhando às margens do Rio Mapocho. Ao fundo, à direita, o Cerro San Cristóbal.


Às 12:30 chegamos ao restaurante Aqui Está Coco. Apesar de não ter feito reserva, o que é muito recomendável, conseguimos facilmente uma mesa.

O restaurante foi inaugurado em 1973 por Jorge “Coco” Pacheco. Entretanto, em 2008, um incêndio destruiu o restaurante e parte de sua história. Em 2010, o Aqui Está Coco foi reinaugurado destacando sua modernidade e sendo o primeiro restaurante sustentável do Chile. Sem dúvida alguma, é um restaurante de renome internacional e bastante procurado não só pelos turistas, mas também pelos locais. Vimos muitos executivos tendo seus almoços de negócios por aqui.

O ambiente é moderno e tem uma bela decoração, além de ser extremamente agradável, com um toque de requinte. Sem falar no atendimento super atencioso.

Maravilhoso restaurante Aqui Está Coco e alguns de seus ambientes.


Como não pude experimentar o famoso drink "pisco sour" no restaurante Mestizo, no nosso segundo dia em Santiago (por conta das eleições municipais), não poderia deixar passar essa oportunidade, ainda mais para celebrar meu aniversário!

O pisco sour (pronuncia-se "sauer" e significa azedo, em inglês) é uma bebida destilada à base de uva e com elevado teor alcoólico, sendo tradicional tanto no Chile quanto no Peru, com algumas diferenças entre suas receitas. Eu me arriscaria a dizer que o pisco sour está para o Chile assim como a caipirinha está para o Brasil!

Pisco Sour, famoso drink chileno. Delícia!


De cortesia, são servidos pães quentinhos acompanhados de manteiga e um molho vinagrete. Para complementar a entrada, pedi uma porção de "Empanadas de Mariscos" (duas unidades), bastante recomendadas.

De prato principal, pedi um "Congrio Salteado" (peixe empanado) acompanhado de batatas fritas, e mami pediu um "Filete a la Pimienta" acompanhado de salada e uma porção de batatas amassadas. De sobremesa, finalizamos com uma torta de doce de leite denominada de "Torta de la Abuela".

A comida estava simplesmente divina! Definitivamente, não poderia ter escolhido restaurante melhor para o meu almoço de aniversário. Ambiente agradável, comida de primeira qualidade e atendimento extremamente simpático e atencioso. Contudo, prepare o bolso! Mas vale cada centavo!

Nosso delicioso almoço no restaurante Aqui Está Coco.


A seguir, a descrição detalhada da nossa conta:

- Pisco Sour: 3.000
- Jugo: 3.800
- Empanada de Mariscos: 6.500
- Filete a la Pimienta: 17.400
- Papas Mapuche: 2.400
- Congrio Salteado: 12.000
- Agua sin Gas: 4.200
- Torta de la Abuela: 4.500
SUBTOTAL: 53.800
- Gorjeta (11%): 6.200
TOTAL: 60.000 (algo em torno de R$300,00)

Deixamos o restaurante às 14:30. Daqui seguimos a pé rumo ao complexo Costanera Center, passando novamente pelo Parque de las Esculturas.

Rio Mapocho, e a imponente Gran Torre Santiago ao fundo.

"Vigías del parque", de Cecilia Campos.

"Oda al aire", de Ignacio Bahna.

Rumo ao edifício Gran Torre Santago para conhecer seu mirante Sky Costanera.


Fomos ao complexo Costanera Center para conhecer o mirante denominado Sky Costanera da Gran Torre Santiago, o edifício mais alto da América Latina, com 62 andares e 300 metros de altura. A construção do edifício iniciou em 2006, sendo finalmente concluída em 2014. Contudo, o mirante Sky Costanera foi inaugurado apenas em agosto de 2015, sendo uma atração bem recente de Santiago.

O Chile está situado em uma região mundialmente conhecida por sofrer constantes abalos sísmicos. Então, uma das principais preocupações e dúvidas dos visitantes é justamente saber se este prédio tão alto suportaria um grande terremoto. A estrutura da Gran Torre Santiago foi construída utilizando toda a tecnologia existente para resistir a terremotos. Prova disso foi que, em 2010, o edifício suportou, sem sofrer qualquer dano estrutural, o terremoto de 8,8º na escala Richter que devastou grande parte do centro e do sul do Chile. Fonte: WikiArquitectura.

Meu objetivo era subir no mirante para apreciar o pôr do sol. Como ainda estava cedo, ficamos passeando um pouco pelo shopping do complexo, visitando algumas lojas e fazendo umas comprinhas eventuais!

Dica: O horário mais recomendado para visitar o mirante e ter a melhor vista de Santiago é no fim de tarde, muito por conta da iluminação gerada pelo entardecer sobre a cidade, e de preferência também em um dia sem fog. Essas dicas eu peguei no site Viaje na Viagem, durante o planejamento prévio desta viagem.

Por volta das 18:00, compramos nossos ingressos (a bilheteria e acesso ao edifício fica dentro do shopping) para subir no Sky Costanera. O meu ingresso (tipo adulto) custou $5.000 pesos chilenos e o ingresso de mami (tipo idoso) custou $4.000.

Um elevador super rápido leva os visitantes ao mirante, que ocupa os dois últimos andares do edifício, oferecendo uma visão 360° espetacular de Santiago.

Mirante Sky Costanera do edifício Gran Torre Santiago, o mais alto da América Latina.

O mirante Sky Costanera oferece uma visão 360° sensacional de Santiago.


O Sky Costanera oferece gratuitamente visitas guiadas pelo mirante para que o turista possa conhecer os principais pontos de Santiago e um pouco de sua história. Aproveitamos para fazer a visita em português feita por uma funcionária brasileira e que já mora há muitos anos em Santiago. Foi bem bacana!

Vista para as regiões de Las Condes e Vitacura.

Cordilheira dos Andes ao fundo, com o seu topo ainda com neve.

Um zoom para ver mais de perto a Cordilheira dos Andes.

Vista para a região de Providencia, com parte do Cerro San Cristóbal à direita.

As cores do pôr do sol dão uma iluminação especial à cidade.

Para finalizar este dia especial, um belíssimo pôr do sol, com o Cerro San Cristóbal em primeiro plano.


Após apreciar o belíssimo pôr do sol, deixamos o mirante um pouco antes das 20:00 e aproveitamos para jantar no Hard Rock Cafe (HRC), localizado no térreo do Costanera Center.

De entrada, pedimos uma porção de "Potato Skins", que são batatas recheadas com molho de queijo salpicado com bacon defumado. De prato principal, dividimos um "New York Strip Steak", acompanhado de purê de batatas e vegetais.

A conta totalizou em $29.500 pesos chilenos (cerca de R$150,00), incluindo a gorjeta. Acabei esquecendo de tirar foto da conta para detalhar aqui!

Infelizmente, a comida não estava boa e o atendimento estava bem lento (mesmo assim deixamos gorjeta). Sempre gostei de comer no HRC durante as minhas viagens ao exterior. Contudo, as últimas experiências não têm sido muito satisfatórias. Uma pena... porque adoro o ambiente e as músicas que tocam.

Jantar no Hard Rock Cafe Santiago.


Por volta das 21:00, resolvemos caminhar de volta ao hotel.

Abaixo, o mapa com o trajeto percorrido a pé e os lugares visitados (aproximadamente 4,5km):




GASTOS DIÁRIOS (em pesos chilenos, para duas pessoas):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Almoço (Aqui Esta Coco): 50.000 Almoço (Aqui Esta Coco): 60.000 -10.000
Sky Costanera: 2x5.000=10.000 Sky Costanera: 9.000 1.000
Jantar (Hard Rock Cafe): 30.000 Jantar (Hard Rock Cafe): 29.500 500
Lanches: 8.000 Lanches: 3.630 4.370
98.000 102.130 -4.130
Saldo Anterior: 676.832 / Saldo Atual: 574.702 / Economia Geral: 9.702

2 comentários:

  1. Genezio Barroncas Bentes13 janeiro, 2017 08:30

    Ainda acho que vc deveria profissionalizar a sua veia escritora turística. Parabéns oeli blog mas, principalmente, parabéns pelo seu níver (embora com atraso). Você é muito especial. Qua muitas bênçãos estejam sobre você e sua família e que seus caminhos sejam muito iluminados.
    Beijo grande, Pat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GB, que saudade! Obrigada pela linda mensagem! Este ano pretendo me dedicar mais ao blog, então acredito que novas oportunidades e experiências boas devem vir com isso.

      Deselho-lhe um 2017 de muita saúde, paz de espírito e amor, pois você é uma pessoa iluminada e muito especial não só para mim mas para todos que têm a oportunidade de conviver com você.

      Forte abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...