23 março 2017

[Santiago 2016] 10º dia: Cajón del Maipo

Último dia em Santiago do Chile, que será dedicado a um passeio por Cajón del Maipo, região em meio à Cordilheira dos Andes e a poucos quilômetros de Santiago. Este foi mais um passeio que agendei com a agência Indo Pro Chile, com direito à degustação de queijo, vinho e chocolate! Só posso dizer que o passeio foi incrível e que fechamos nossa viagem com chave de ouro!

A seguir, o relato detalhado deste dia, incluindo muitas fotos, dicas e uma comparação entre os gastos estimados com os gastos efetivos.

ROTEIRO ORIGINAL (Segunda – 31/10/2016):

Passeio por Cajón del Maipo

RELATO DO DIA:

Último dia de viagem que será dedicado a conhecer Cajón del Maipo, região em meio à Cordilheira dos Andes e a poucos quilômetros da capital Santiago. Recebe este nome por conta do Rio Maipo, que corta toda a região.

Este foi mais um passeio que reservei com a agência Indo Pro Chile, bem recomendada pela Rosi Guimarães do ótimo blog Nós no Chile. Solicitei a reserva diretamente no site da agência e o restante da transação foi concluída por e-mail, com o pagamento de um sinal de $10.00 dólares por pessoa para garantir a reserva (o restante deve ser pago no dia do passeio).

Abaixo, mais informações sobre o passeio escolhido, denominado de "Silêncio Andino", disponíveis no site do Indo Pro Chile:

Horário: 07:00 às 16:30
Valor: $70.00 dólares ou $45.000 pesos chilenos por pessoa
Inclui: traslado, visita ao povoado de San José de Maipo, Túnel Tinoco, Cascata Salto de Água e Valle de Colina, com degustação de vinhos, queijos e chocolates aos pés da cachoeira.

No dia anterior, a agência me enviou por Whatsapp o nome do motorista que iria nos buscar no hotel, Julio Cesar, que nos buscou às 08:00 em um carro Chevrolet Captiva, com a logomarca da agência. Só seríamos minha mãe e eu a fazer o passeio. Mais VIP impossível!

Nossa primeira parada foi às 09:15 na pequena cidade de San José de Maipo, onde passeamos pela sua praça principal.

San José de Maipo surgiu inicialmente da necessidade de alojar diversas comunidades de mineração estabelecidas na região dedicadas à exploração de uma das primeiras minas de prata do Chile. Sendo assim, o então Governador do Chile, Don Ambrosio O´Higgins, funda a cidade em 1792.

Busto do Governador do Chile, Don Ambrosio O´Higgins, fundador da cidade de San José de Maipo.

Igreja de San José de Maipo.

Praça de San José de Maipo.


Ficamos apenas uns 10 minutinhos passeando pela praça de San José de Maipo e pegamos a estrada novamente rumo ao Monumento Natural El Morado, onde faríamos a nossa próxima parada.

A paisagem em meio às montanhas é simplesmente incrível! Sem falar no Vulcão San José que se destaca imponente por todo o percurso.

Curiosidade: O Vulcão San José é um vulcão ativo com comportamento estável, mas que não representa risco imediato à população.

Bela paisagem na região de Cajón del Maipo.

Ao fundo, o imponente Vulcão San José, ainda ativo mas estável.

Como é uma região próxima ao vulcão San José, há várias placas de alerta sobre a via de evacuação em caso de perigo.

Rio Volcán, em referência ao Vulcão San José.


Por volta das 10:30 chegamos ao Monumento Natural El Morado, um parque criado em 1974 em meio às montanhas da Cordilheira dos Andes. O parque disponibiliza trilhas que variam de 3 a 8 quilômetros em direção aos glaciais San Francisco e El Morado. Por motivo de segurança, o acesso às trilhas é controlado, ou seja, todas as pessoas que entram devem ser registradas e a entrada somente é permitida até um determinado horário, que costuma ser até às 13:00. O horário limite de saída também é fixado e é feita uma conferência se todas as pessoas que entraram na trilha registraram a sua saída.

Como não iríamos fazer nenhuma trilha no parque, ficamos apenas na região próxima à administração, onde pudemos apreciar uma bela vista do local. Aqui aproveitamos para utilizar o banheiro, contudo a infraestrutura é bem básica.

Chegando ao Monumento Natural El Morado, um parque em meio às montanhas da Cordilheira dos Andes.

Há pontes que ajudam no acesso em meio ao parque.

Visual incrível em meio ao Monumento Natural El Morado.

Passeando pelo parque Monumento Natural El Morado.

A bandeira do Chile está sempre presente por todos os lugares que passamos.


Deixamos o parque às 11:20 e seguimos rumo à nossa próxima parada, a Cascata Salto de Água, local escolhido para fazer nosso piquenique (picnic).

Por volta das 11:40 o guia Julio Cesar estacionou o carro o mais próximo possível da cachoeira e, enquanto minha mãe e eu fomos conhecer o local, ele ficou preparando a mesa e o lanche para que tudo estivesse pronto na nossa volta.

Ao fundo, o imponente Vulcão San José, ainda ativo mas estável.

Trilha de acesso à Cascata Salto de Água. Bem tranquila.

Chegando à Cascata Salto de Água, em meio ao Cajón del Maipo.

Cascata Salto de Água.


Às 12:20 voltamos ao local combinado e lá estava a nossa mesinha montada com vários quitutes! Nosso lanche incluía queijos, torrada, chocolate e, claro, um bom vinho chileno.

Ficamos comendo, conversando muito com o nosso simpático guia Julio Cesar e apreciando a vista incrível ao redor. Foi uma experiência única e marcante, para fechar com chave de ouro a nossa viagem ao Chile. Recomendo demais esse passeio!

Nosso piquenique pronto em meio ao Cajón del Maipo.

Degustação de queijos, torrada, chocolate e, claro, um bom vinho chileno!

Eu, minha mãe e o nosso simpático guia Julio Cesar.

Nos despedindo desse lugar incrível que é Cajón del Maipo.


À 13:30 deixamos o local e pegamos o caminho de volta a Santiago. No caminho, fizemos uma última parada, dessa vez no antigo e abandonado Túnel Tinoco, localizado na rodovia G-25, às margens do Rio Maipo.

Antigo e abandonado Túnel Tinoco.

Visto do interior do que sobrou do Túnel Tinoco.

Rodovia G-25, às margens do Rio Maipo.


Por volta das 16:30, chegamos ao nosso hotel, em Providencia. Ao nos despedirmos do nosso querido guia Julio Cesar, o agraciamos com uma gorjeta de $10.000 pesos chilenos. Super merecido!

Abaixo, o mapa com os lugares visitados pela região de Cajón del Maipo:




Depois de descansar um pouco, resolvemos sair para jantar em algum restaurante do shopping Costanera Center, a 800 metros de distância do nosso hotel (uns 10 minutos de caminhada).

Pelo caminho, resolvemos parar numa lanchonete e experimentar uma empanada assada (no valor de $1.100 pesos chilenos), algo que ainda não tínhamos feito nesta viagem. Infelizmente não tivemos sorte e a empanada estava bem sem gracinha!

Chegando ao shopping, escolhemos jantar no restaurante Santa Brasa, onde pedimos uma salada e um sanduíche. Pense numa comida horrível! Sem falar que o atendimento não foi nada atencioso, mas mesmo assim deixamos gorjeta... Maior desgosto! Um absurdo um restaurante cobrar tão caro por uma comida de baixíssima qualidade. Definitivamente não recomendo este restaurante. Na verdade, não gostei nem um pouco das opções disponíveis na praça de alimentação do Costanera Center.

A seguir, a descrição detalhada da conta:

- Sucos: 2 x 2.400 = 4.800
- Salada: 8.200
- Sanduíche: 7.900
SUBTOTAL: 20.900
- Gorjeta (10%): 2.100
TOTAL: 23.000 (algo em torno de R$117,00)


Para compensar o péssimo jantar, compramos um sorvetinho delícia na Gelateria Freddo do shopping, no valor de $1.990 pesos chilenos.

Antes de voltar ao hotel, passamos no supermercado Jumbo e compramos água e dois chocolates famosos no Chile e super recomendados: Vizzio (experimentamos no piquenique de hoje) e Sahne-Nuss. Ambos deliciosos! A conta totalizou em $5.252 pesos chilenos.

Vizzio e Sahne-Nuss, dois chocolates famosos no Chile e super recomendados!


E assim termina a nossa viagem de 10 dias à cidade de Santiago... Vai deixar saudades! A próxima postagem será dedicada às considerações finais (opinião sobre a cidade, hotel, custo da viagem, etc).

GASTOS DIÁRIOS (em pesos chilenos, para duas pessoas):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Tour Cajón del Maipo: 2x45.000=90.000 Tour Cajón del Maipo: 90.000 0
Alimentação: 40.000 Alimentação: 31.342 8.658
Gorjeta (camareira): 1.000
Gorjeta (guia): 10.000
-1.000
-10.000
130.000 132.342 -2.342
Saldo Anterior: 202.289 / Saldo Atual: 69.947 / Economia Geral: 25.947

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...