04 março 2017

[Santiago 2016] 8º dia: Embalse El Yeso

Neste oitavo dia em Santiago, tivemos que alterar o roteiro original, uma vez que já visitamos as atrações que estavam programadas para hoje.

Sendo assim, reservei um passeio até Embalse El Yeso, uma represa localizada na região de Cajón del Maipo, a 2.500 metros de altura, ficando cerca de 90km de Santiago, um percurso em torno de 2:30h de carro.

Só posso dizer que o lugar é incrível, sendo uma das paisagens mais bonitas que já vi na vida! Recomendo fortemente uma visita a Embalse El Yeso. Passeio imperdível!

A seguir, o relato detalhado deste dia, incluindo muitas fotos, dicas e uma comparação entre os gastos estimados com os gastos efetivos.

ROTEIRO ORIGINAL (Sábado – 29/10/2016):

Museu Nacional de Belas Artes
Cerro Santa Lucía

ROTEIRO ADAPTADO

Visita a Embalse El Yeso

RELATO DO DIA:

No roteiro original, o dia de hoje estava reservado para conhecer o Museu Nacional de Belas Artes e o Cerro Santa Lucía, ambos no centro de Santiago. Contudo, acabamos visitando estes dois lugares no nosso 6° dia em Santiago, fazendo com que o dia de hoje ficasse livre de programação.

Um amigo havia sugerido que minha mãe e eu fizéssemos uma visita a Embalse El Yeso, um reservatório (em espanhol, embalse) localizado na região denominada Cajón del Maipo, a 2.500 metros de altura, em meio à Cordilheira dos Andes, ficando cerca de 90km de Santiago, um percurso em torno de 2:30h de carro.

Na verdade, durante o planejamento desta viagem, eu já havia pesquisado sobre este lugar e tinha ficado muito interessada em conhecer. Entretanto, a agência Indo Pro Chile, a qual escolhi para contratar passeios fora de Santiago, não estava disponibilizando o passeio para Embalse El Yeso (que é conjugado com as Termas del Plomo) para este período do ano. Então acabei desanimando e não procurando outras agências.

Meu amigo, então, indicou um guia chamado Marcos e, com dois dias de antecedência, entrei em contato com ele via WhatsApp (+56 9 4692 9722). Conversei bastante com o Marcos para tirar todas as dúvidas. Como a represa fica em um lugar afastado e com acesso por trilhas em meio a montanhas, fiquei preocupada se seria seguro visitar o local e ainda levar minha mãe.

Depois de sanar todas as dúvidas com o Marcos e me sentir mais segura, reservei o passeio para hoje, no valor de $35.000 pesos chilenos por pessoa, incluindo traslado e um lanche com degustação de vinho.

No dia anterior, o Marcos me informou o nome do guia e o horário que ele passaria no hotel para nos buscar.

Pontualmente às 8:00, o guia Ricardo nos buscou no hotel em uma van Hyundai H-1. Daqui, fomos buscar mais uma passageira e seguimos viagem rumo a Cajón del Maipo. Às 9:00, paramos rapidamente em um supermercado Tottus para que o guia comprasse os itens necessários para o lanche que faríamos no Embalse El Yeso. Aproveitamos para comprar duas garrafas de água e um biscoito para comer pelo caminho, totalizando em $1.537 pesos chilenos.

Às 9:40 passamos pela cidade de San Jose del Maipo. Até aqui a estrada é asfaltada e muito boa. Contudo, depois que saímos do perímetro da cidade, tivemos que enfrentar estradas de terra bem estreitas e sinuosas, na maioria das vezes à beira de barrancos... Bem emocionante! E o visual em meio às montanhas da Cordilheira dos Andes é incrível!

Observação: Talvez no inverno, ou em tempos de chuva, seja perigoso fazer esse percurso em um carro de passeio, sendo a melhor indicação um veículo 4x4. Por isso, pesquise e se informe bastante antes de contratar um passeio a Embalse El Yeso. Devemos sempre primar pela nossa segurança!

Chegando a Embalse El Yeso.

Embalse El Yeso é um reservatório que abastece a Região Metropolitana de Santiago.


Às 10:45 estacionamos o carro o mais próximo possível da represa e o guia Ricardo nos deu duas horas para aproveitar o local livremente.

Embalse El Yeso foi inaugurada em 1964, sendo formada pelas águas do Rio Yeso, um dos afluentes do Rio Maipo, e constitui na principal fonte de abastecimento de água potável da Região Metropolitana de Santiago.

Fomos caminhando às margens da represa, com uma água de cor azul turquesa contrastando lindamente com a neve no topo das montanhas! Uma das paisagens mais bonitas que já vi na vida!

O clima estava ameno, com alguns trechos onde o vento ficava mais forte. Por isso, é bom se precaver e levar um agasalho. Levei também um gorro e luvas, além de ter ido de botas.

As fotos seguintes descrevem a beleza do lugar melhor do que qualquer texto que eu possa escrever aqui!

Embalse El Yeso fica na região de Cajón del Maipo, a cerca de 90km de Santiago.

O reservatório está localizado a 2.500 metros de altura. O degelo da neve também ajuda no abastecimento.

Dia lindo para se visitar Embalse El Yeso.

Eita vida boa!

Mami e eu curtindo a paisagem de Embalse El Yeso.

A água de tonalidade azul turquesa deixa o visual ainda mais incrível!

É bom se agasalhar para se proteger do frio e do vento.


Às 12:15, quando voltamos ao carro, o Ricardo já havia preparado o nosso lanche, com degustação de vinho, queijo, salame e pão. Ficamos conversando, ouvindo música, comendo e bebendo com todo aquele visual incrível à nossa frente. Foi muito divertido! Nosso guia Ricardo sempre muito simpático!

O Ricardo trabalha para a agência TOTA Tour, e acredito que trabalhe em parceria com o guia Marcos, com quem contratei originalmente este passeio.

Lanchinho com degustação de vinho, incluído no passeio.

Degustar um bom vinho chileno e com esta vista... não tem preço!

Maria, mami, Ricardo e eu!


Às 13:15 nos despedimos de Embalse El Yeso e pegamos a estrada de volta a Santiago.

Com relação ao passeio como um todo, achei o trajeto de carro tranquilo, com alguns pontos de emoção! A caminhada às margens do reservatório também foi super tranquila. Minha mãe e eu não tivemos qualquer contratempo. Recomendo e muito este passeio!

Deixando Embalse El Yeso rumo a Santiago.

Abrigos que eram utilizados pelos trabalhadores da região.


Por volta das 15:30 chegamos ao hotel, de onde não saímos mais pelo resto do dia.

Abaixo o mapa demonstrando o percurso de Santiago a Embalse El Yeso:




GASTOS DIÁRIOS (em pesos chilenos, para duas pessoas):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Alimentação: 70.000 Alimentação: 1.537 68.463
Passeio Embalse el Yeso: 2x35.000=70.000 -70.000
Gorjeta (camareira): 600 -600
Gorjeta (guia): 10.000 -10.000
70.000 82.137 -12.137
Saldo Anterior: 401.376 / Saldo Atual: 319.239 / Economia Geral: 23.239

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...