10 setembro 2017

[Peru 2017] 9º dia: Cusco / Lima (Miraflores)

Nono dia de viagem e já estamos na reta final. Hoje chegamos ao nosso último destino: a cidade de Lima, capital do Peru.

Ficaremos hospedadas pelos próximos dias em Miraflores, ótimo bairro, com várias opções de hotéis, restaurantes e entretenimento. Por conta disso, reservamos à tarde de hoje para caminhar por Miraflores e conhecer algumas de suas atrações, como o Parque do Amor e o shopping Larcomar, tudo à beira de um penhasco com uma bela vista para o Oceano Pacífico.

No almoço, tivemos uma ótima experiência gastronômica no restaurante Saqra, que virou nosso preferido em Lima. Recomendo demais! E, à noite, jantamos no restaurante Tanta (unidade Larcomar), do renomado chef peruano Gastón Acurio, mas que segue um estilo mais casual e sem preços astronômicos!

A seguir, o relato detalhado deste dia, incluindo fotos, informações e uma comparação entre os gastos estimados com os gastos efetivos.

ROTEIRO ORIGINAL (Segunda-Feira 05/06/2017):

Check-out no hotel LP Los Portales Cusco
Traslado hotel-aeroporto (reservado às 05:45 com a Taxi Datum)
Saída do aeroporto de Cusco às 07:30
Chegada ao aeroporto de Lima às 09:05
Traslado aeroporto-hotel (reservado às 9:30 com a Taxi Datum)
Check-in no hotel Tierra Viva Miraflores Larco
Bairro Miraflores
    Almoço: Saqra
    Parque do Amor
    Shopping Center Larcomar
        Jantar: Restaurante Tanta

RELATO DO DIA:

Hoje tivemos que acordar bem cedo por conta do horário do voo de Cusco a Lima às 07:30. Às 05:15, descemos para tomar café da manhã, incluído na diária do hotel LP Los Portales Cusco.

Depois realizamos o check-out e ficamos esperando o motorista que nos levaria até o aeroporto de Cusco. Mais uma vez, reservei este serviço com a empresa Taxi Datum, que oferece traslados e passeios privativos, contudo os motoristas não atuam como guias. Tomei conhecimento da Taxi Datum em uma postagem sobre Cusco e Vale Sagrado do blog Viaje na Viagem e, durante minhas pesquisas, encontrei ótimas recomendações. Por isso, todos os traslados privativos que precisei durante a viagem, agendei previamente no próprio site da empresa Taxi Datum. Para efetuar a reserva não há exigência de pagamento antecipado. O pagamento é feito diretamente ao motorista.

Pontualmente às 05:45 o motorista nos buscou e em 15 minutos já estávamos no aeroporto de Cusco. O traslado custou $20,00 soles e demos ao motorista uma gorjeta de $3,24 soles.

Cusco de madrugada... deserta!


No aeroporto, fizemos rapidamente o check-in, pois não consegui fazer antecipadamente pela internet, e seguimos para a sala de embarque. Nosso voo estava programado para sair de Cusco às 07:30, porém acabou saindo bem atrasado e nossa chegada ao aeroporto de Lima, que estava prevista para às 09:05, acabou acontecendo somente às 09:45.

O traslado do aeroporto ao hotel em Lima também agendei com a empresa Taxi Datum e o motorista já estava lá nos esperando há um bom tempo!

Seguimos para o bairro de Miraflores, onde ficaremos hospedadas, e pense em um trânsito louco! Usar a buzina aqui é super natural! Como o aeroporto fica em um distrito de Lima um pouco distante de Miraflores, acabamos chegando ao hotel por volta das 11:00. O valor do traslado custou $60,00 soles e demos mais $10,00 soles de gorjeta ao motorista.

Em Lima, reservei o hotel Tierra Viva Miraflores Larco, pelo site Hoteis.com, onde ficaremos hospedadas pelos próximos três dias. Como o nosso quarto ainda não estava pronto, uma vez que o check-in só inicia a partir das 14:00, resolvemos aguardar no lobby do hotel.

Para a nossa sorte, nosso quarto ficou pronto um pouco antes das 12:00 e um atendente do hotel nos ajudou com as malas e demos a ele uma gorjetinha básica! Achei o quarto bem confortável e, como é costume dos hotéis por onde passamos pelo Peru, havia duas garrafas de água como cortesia.

Nosso quarto no hotel Tierra Viva Miraflores Larco, em Lima.


Como a fome já estava apertando, deixamos nossas coisas no quarto e saímos para almoçar no restaurante Saqra, que fica a uns 300 metros do hotel, o que dá uns 5 minutos de caminhada. Este restaurante está bem avaliado no TripAdvisor.

O restaurante tem um ambiente bem colorido e descontraído. E o atendimento extremamente atencioso e cortês.

Fachada do restaurante Saqra, no bairro de Miraflores.

Ambiente descontraído do restaurante Saqra.


De prato principal, pedi um "Ají de gallina", que é um frango preparado com molho de ají (pimenta amarela típica do Peru) acompanhado de batatas gratinadas e salada. Mami pediu um "Osobucco de seco", uma carne bem cozida e marinada acompanhada de purê de batatas. Ambos os pratos estavam simplesmente divinos!

Não resistimos em pedir uma sobremesa e, por sugestão da nossa simpática atendente, fomos de "Picarones" (que nome hein?!), uma sobremesa típica do Peru. Os picarones parecem os famosos "donuts" americanos no formato, mas achei a massa bem mais leve. E devo confessar que achei essa sobremesa sensacional de tão saborosa!

Nosso almoço maravilhoso no restaurante Saqra. Recomendo!


Abaixo, o detalhamento da nossa conta no restaurante Saqra:

- Limonada: 12,00
- Ají de gallina: 46,00
- Ossobuco: 46,00
- Picarones: 32,00
SUBTOTAL: 136,00
- Gorjeta (10%): 14,00
TOTAL: $150,00 soles


Deixamos o restaurante às 13:30 e, voltando ao hotel, resolvemos parar no supermercado Vivanda para comprar garrafas de água e alguns lanchinhos, totalizando em $47,18 soles.

Chegando ao hotel, descansamos um pouco e, às 15:40 voltamos a sair, agora para conhecer a orla de Miraflores. Caminhamos cerca de 1km do hotel até a orla.

O primeiro lugar por onde passamos foi o shopping Larcomar, construído sobre uma colina à beira do Oceano Pacífico. Contudo, só passamos pelo local, pois pretendemos terminar o dia aqui com um jantar no restaurante Tanta.

Passando pelo shopping Larcomar, localizado em uma colina à beira do Oceano Pacífico.


Continuamos caminhando pelo Malecón de la Reserva (calçadão), passando por vários pequenos parques, que para mim são praças, até chegar no Parque do Amor. Foi uma caminhada de 1km, que fizemos em quase 30 minutos por conta das diversas paradas para fotos!

Hoje o dia em Lima estava cinzento e a vista para o horizonte do Oceano Pacífico estava bem nublada. Um dia bem típico, uma vez que a capital do Peru é carinhosamente conhecida como Lima "La Gris", ou seja, Lima "A Cinzenta"!

Passeando pelo bairro de Miraflores.

Bela vista do Oceano Pacífico que temos sobre o alto da colina em Miraflores.

Lá embaixo, o restaurante La Rosa Náutica.

Caminhando rumo ao Parque do Amor. E Lima sempre cinzenta!

Já podemos ver a escultura "El Beso", símbolo do Parque do Amor.


Enfim chegamos ao Parque do Amor, inaugurado em 14 de fevereiro de 1993, data no qual se celebra o dia dos namorados em muitos países, menos no Brasil! Aqui é o local da famosa escultura "El Beso", que retrata o próprio escultor peruano Victor Delfín e sua esposa se beijando.

O parque é bonito e agradável, com jardins floridos e pequenos muros feitos de mosaicos espalhados por todo o local com desenhos e frases românticas de poetas peruanos.

Depois de curtir um momento no Parque do Amor, mami e eu pegamos o caminho de volta até o shopping Larcomar.

Chegando ao Parque do Amor, no bairro de Miraflores.

Lindos muros feitos de mosaicos, espalhados pelo Parque do Amor.

Escultura "El Beso", do artista peruano Victor Delfín.

Os muros feitos de mosaicos dão um colorido especial ao Parque do Amor.

Passeando pelo bairro de Miraflores.

Shopping Larcomar, no bairro de Miraflores.


Chegando ao shopping Larcomar, demos uma voltinha pelo local, que possui lojas bem bacanas, sendo muitas de grifes famosas. Mas nosso interesse não era fazer compras...

Dentre as diversas opções gastronômicas, escolhi jantar no Tanta, um dos diversos restaurantes do renomado chef peruano Gastón Acurio, sendo um dos mais premiados o seu restaurante Astrid & Gastón.

Passeando pelo belo shopping Larcomar.

Fachada do restaurante Tanta, onde escolhemos jantar.


Como ainda era cedo, o restaurante estava bem tranquilo e conseguimos uma mesa com uma bela vista para o Oceano Pacífico. Nosso atendente era super simpático e atencioso. Já começou bem!

De entrada, pedi uma "empanada de lomo saltado", uma espécie de pastel de forno recheado com filé mignon. De prato principal, mami pediu uma "ensalada barranco", uma salada com quinoa e vários outros vegetais acompanhado de pão pita (esqueci de tirar foto), e eu pedi um "spaghetti mediterráneo", um prato simples de macarrão com molho de tomate e manjericão. As porções dos pratos principais são bem servidas e tudo estava muito saboroso.

Para beber, mami pediu uma limonada e eu fui de pisco sour, o tradicional drink peruano!

Curiosidade: O pisco sour (pronuncia-se "sauer" e significa azedo, em inglês) é uma bebida destilada à base de uva e com elevado teor alcoólico, sendo tradicional tanto no Peru quanto no Chile, com algumas diferenças entre suas receitas.

Um pouco do nosso jantar no restaurante Tanta, unidade do shopping Larcomar.


Abaixo, o detalhamento da nossa conta no restaurante Tanta, no shopping Larcomar:

- Limonada: 10,00
- Pisco sour: 24,00
- Spaghetti mediterráneo: 27,00
- Ensalada barranco: 29,00
- Empanada: 14,00
SUBTOTAL: 104,00
- Gorjeta (15%): 16,00
TOTAL: $120,00 soles


Depois do jantar, demos mais uma volta pelo shopping e voltamos para o hotel um pouco depois das 19:00. Apesar de já ter escurecido, as ruas de Miraflores ainda estavam bem movimentadas e iluminadas, então não tivemos qualquer problema em caminhar seguramente até o hotel.

Finalizando nosso passeio pelo agradável bairro de Miraflores, em Lima.


Abaixo, o mapa com os lugares visitados e os percursos a pé neste primeiro dia em Lima (cerca de 4,5km):




GASTOS DIÁRIOS (em soles peruanos, para duas pessoas):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Traslado hotel-aeroporto Cusco: 20,00 Traslado hotel-aeroporto Cusco: 20,00 0,00
Traslado aeroporto-hotel Lima: 60,00 Traslado aeroporto-hotel Lima: 60,00 0,00
Almoço (Saqra): 200,00 Almoço (Saqra): 150,00 50,00
Jantar (Tanta): 200,00 Jantar (Tanta): 120,00 80,00
Lanche: 50,00 Lanche: 0,00 50,00
Gorjeta motoristas: 13,24 -13,24
Gorjetas maleiro: 6,48 -6,48
530,00 369,72 160,28
SALDO PARA SUPRIMENTOS/FARMÁCIA GASTOS EFETIVOS SALDO
48,00 47,18 0,82
48,00 47,18 0,82
Saldo Anterior: 1.344,85/ Saldo Atual: 927,95 / Economia Geral: 720,33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...