24 dezembro 2017

[Fernando de Noronha 2017] 6º dia: Praia do Porto e Peixada do Sólon

Sexto e último dia inteiro em Fernando de Noronha... uma pena que a viagem está chegando ao fim...

Pela parte da manhã curtimos um pouco a Praia do Porto e depois aproveitamos para almoçar no restaurante Mergulhão. No dia anterior, fomos à noite, mas durante o dia é muito melhor, por conta da bela vista que se tem para a Baía de Santo Antônio (porto de Fernando de Noronha).

À tarde, fomos para a Pousada Maravilha, que só pela vista incrível para a Baía do Sueste já faz valer seu nome! Aqui, minha mãe e eu fizemos uma massagem relaxante com pedras quentes ótima para renovar as energias e recuperar o corpo do cansaço dos últimos dias cheios de passeios, longas caminhadas, trilhas sobre pedras, etc!

E para o nosso jantar de despedida da ilha, fomos prestigiar a Peixada do Sólon que ocorre nas noites de quinta-feira na Pousada do Vale. Adoramos a experiência gastronômica!

RELATO DO DIA (Quinta-Feira 26/10/2017):

Hoje acordamos mais tarde, tomamos café da manhã no hotel, que está incluído na diária, e saímos por volta das 10:00 com o objetivo de buscar nosso CD com as fotos profissionais tiradas ontem no passeio de barco com a Trovão dos Mares.

Contudo, antes de deixar o hotel, pedi para que a atendente Magdalena, da recepção, nos desse uma sugestão de um lugar para fazermos uma massagem relaxante. Prontamente, ela nos sugeriu o serviço da Pousada Maravilha e ligou para reservar dois horários (às 15h e às 16h), para mim e minha mãe. Depois de dias intensos em Fernando de Noronha, uma massagem relaxante vem bem a calhar!

Atravessamos a rua e pegamos um ônibus público na parada que fica em frente ao Dolphin Hotel rumo à loja da Trovão dos Mares. Pedimos para que o motorista nos avisasse quando descer e ele, gentilmente, fez questão de parar bem em frente à loja.

Observação: A tarifa normal do transporte público (ônibus) em Fernando de Noronha estava custando R$ 5,00. Como minha mãe é idosa, ela fica isenta do pagamento.

Pegamos o CD, que veio com 83 fotos, e, por conta da proximidade, resolvemos ir caminhando até a Praia do Porto, algo em torno de 1,5km de distância. Foi uma caminhada tranquila e dessa vez sem trilhas, já que o percurso possui um belo calçamento! Chegamos ao porto antes das 11:00.

Placa ótima para fotos na Praia do Porto, próximo ao restaurante Mergulhão.

Noronha, nós te amamos!

Vista para a praia e porto de Fernando de Noronha.

Descemos uma pequena trilha de acesso à Praia do Porto e aproveitamos para tomar um banho de mar. Aqui, fomos abordadas por um rapaz oferecendo um passeio de mergulho pela Baía de Santo Antônio, mas a verdade é que já estávamos cansadas e não tínhamos mais interesse por esse tipo de passeio. Hoje o dia vai ser só para relaxar!

A única coisa que me incomodou bastante na Praia do Porto (não sei se é sempre assim) foi o vento muito forte. Por conta disso, era areia voando por todo lado... e como estávamos molhadas do banho de mar, ficamos quase que empanadas!

Curtindo a Praia do Porto de Fernando de Noronha.

Às 12:00, subimos para almoçar no restaurante Mergulhão. Ontem viemos jantar aqui, mas à noite não dá para curtir a bela vista que se tem do local, por isso resolvemos voltar hoje para o almoço.

De fato, o local durante o dia fica ainda mais bonito e agradável, com diferentes ambientes e uma vista maravilhosa para o porto de Fernando de Noronha.

Escolhemos uma daquelas mesas baixas, cujos assentos são grandes almofadas no chão. Achei chique!

Fachada do restaurante Mergulhão.

Os tecidos brancos balançando ao vento dão um charme ainda maior ao restaurante Mergulhão.

Mesa que escolhemos para almoçar no restaurante Mergulhão.

Vista panorâmica do porto de Fernando de Noronha, a partir do restaurante Mergulhão.

De prato principal, mami pediu o denominado Comidinha Caseira, que é picadinho de filé mignon, acompanhado de arroz branco, farofa e banana empanada (ela pediu para tirar o ovo pochê), e eu pedi o Camarão na Moranga, acompanhado de arroz branco e crocante de batata doce.

Estávamos tranquilas na nossa mesa, curtindo o visual... porém, quando a comida chegou, nossa mesa começou a ser invadida por passarinhos e mabuias. Estas últimas parecem lagartixas e são típicas de Fernando de Noronha. Apesar de dóceis e não nocivos, as mabuias simplesmente não estavam nos deixando comer!

Mami e eu já estávamos virando sensação do restaurante, pois não parávamos de rir tentando espantar de todo o jeito as mabuias e passarinhos da nossa comida! Até que não deu mais e pedimos para trocar de mesa. Para a nossa sorte, ainda restava uma mesa comum na área mais interna do restaurante. Essas mabuias são bem audaciosas!

Bem, com relação à comida, mami achou a carne salgada. E eu mais uma vez não me surpreendi com o prato que pedi, confirmando a minha opinião de ontem sobre o restaurante Mergulhão. Enfim... valeu pelo visual!

Nosso almoço no restaurante Mergulhão.

Abaixo, o detalhamento da nossa conta no restaurante Mergulhão:

- Comidinha Caseira: 81,00
- Camarão na Moranga: 128,00
- Refrigerante: 8,00
SUBTOTAL: 217,00
- Serviço (10%): 21,70
TOTAL: R$ 238,70

Depois do almoço, aproveitamos a beleza do local para tirar muitas fotos!

Ambiente charmoso e bela vista do restaurante Mergulhão.

Mami posando de modelo!

E eu também! Porque a vista para o porto de Fernando de Noronha é linda!

Aproveitando a beleza do restaurante Mergulhão para tirar muitas fotos!

A felicidade de quem está amando Fernando de Noronha!

Às 13:30 deixamos o restaurante Mergulhão e aproveitamos para pegar um ônibus público de volta ao hotel.

Como o dia estava bem bonito, não resistimos e fomos dar um mergulho na piscina do Dolphin Hotel até chegar o horário de ir para nossa massagem na Pousada Maravilha.

Piscina do Dolphin Hotel.

Às 14:30 pedimos um táxi e fomos para a Pousada Maravilha, onde faríamos nossas massagens relaxantes. A corrida custou R$ 30,00.

Chegando à Pousada Maravilha, que é lindíssima por sinal, fomos à recepção nos identificar e ficamos aguardando pela massagista Silvana. Escolhemos a massagem relaxante com pedras quentes, no valor de R$ 260,00 cada.

Mami foi primeiro e a Silvana falou que eu poderia ficar aguardando no deck da piscina. Gente, para tudooooooo! Simplesmente a área de lazer da pousada é voltada para a Baía do Sueste. A visão do paraíso!

Fiquei deitadinha em uma espreguiçadeira apreciando a bela vista... só faltou uma taça de espumante para me sentir mais "phyna" ainda!

A Pousada Maravilha possui uma vista incrível para a Baía do Sueste.

Eu toda empolgada e se "achany" na pousada dos ricos e famosos!

A Pousada Maravilha é uma maravilha!

Às 16:00 mami voltou e chegou minha vez de ir para a massagem. Não lembro de ter feito massagem relaxante com pedras quentes antes, mas adorei! Não poderia haver melhor forma para finalizarmos nossa estadia em Fernando de Noronha depois de dias cheios de passeios, longas caminhadas, trilhas sobre pedras, etc!

Pedimos que a recepção da pousada nos chamasse um táxi e voltamos ao Dolphin Hotel um pouco depois das 17:00. A corrida custou R$ 30,00.

Hoje o pôr do sol promete ser lindo!

Quando chegamos ao hotel, o lanche da tarde, servido de cortesia, ainda estava disponível e lógico que aproveitamos para encher o buchinho!

No nosso primeiro dia em Fernando de Noronha, assim que chegamos ao hotel, a gerente Carol nos passou várias informações, dicas e sugestões. Uma dessas sugestões foi a Peixada do Sólon que ocorre nas noites de quintas-feiras na Pousada do Vale, às 20:30, custando R$ 150,00 por pessoa. Prontamente, pedi para que ela reservasse uma mesa para mim e minha mãe. Será nosso jantar de despedida da ilha!

Informação Importante: A Peixada do Sólon, realizada nas noites de quintas-feiras pela Pousada do Vale, consiste em um festival de peixes e acompanhamentos servidos como cortesia aos hóspedes do hotel, mas que também aceita visitantes sob reserva antecipada, uma vez que os lugares são limitados.

Às 20:00 pedimos um táxi e, como havia outro casal que também estava indo para a peixada na Pousada do Vale, Carol nos sugeriu que compartilhássemos a corrida, a qual custou R$ 26,00, mas contribuí com R$ 14,00.

Chegando à Pousada do Vale, que fica na Vila dos Remédios, confirmamos nossa reserva e nos acompanharam até o local onde acontece a peixada. Aqui, um atendente nos levou até nossa mesa, entregou o cardápio e explicou como funciona o jantar.

Na expectativa da peixada da Pousada do Vale.

O jantar é servido em três etapas: entradas, pratos principais (mais saladas) e sobremesas. Para cada etapa, os pratos são servidos e ficam disponíveis por um tempo, havendo reposição dos pratos que acabam.

As opções para esta noite foram (conforme cardápio):

• Entradas: caldinho de peixe, batata frita, isca de peixe, dadinho de tapioca e torradinhas.
  • Saladas: alface do vale, rúcula do vale, tomate, cenoura e beterraba com laranja.
  • Principais: peixe assado na folha, arroz branco, arroz com castanha, arroz integral com quinoa, risoto de abóbora com gorgonzola, penne ao sugo, pirão de peixe, farofa de pão, frutos do mar ao molho de manga, frutos do mar na moranga, moqueca de cavala, moqueca vegana, couve-flor gratinado, mix de batatas, mix de legumes, banana caramelizada e abacaxi flambado.
  • Sobremesas: cheesecake com calda de morango, pudim, bolo de sorvete, torta de frutas, gran gateau, mousse de capim santo.

De entrada, escolhi o caldinho de peixe e os dadinhos de tapioca. De prato principal, fui de peixe assado na folha. Havia três opções de peixe: barracuda, anchova e dourado. Resolvi experimentar barracuda e dourado. Para acompanhar, peguei risoto de abóbora com gorgonzola e farofa de pão. De sobremesa, escolhi apenas o mousse de capim santo.

Simplesmente, tudo que comemos estava delicioso, sem exceção! Adorei a experiência e super recomendo!

Apenas um pouquinho da nossa experiência na peixada da Pousada do Vale. Super recomendo!

Abaixo, o detalhamento da nossa conta na Peixada do Sólon, oferecido pela Pousada do Vale:

- Peixada: 150,00 x 2 = 300,00
- Refrigerante: 8,00
SUBTOTAL: 308,00
- Serviço (10%): 30,80
TOTAL: R$ 338,80

Por volta das 22:30 deixamos o local. Como a Pousada do Vale fica próxima à central da NORTAX, fomos andando até lá. O problema é que o caminho é uma bela ladeira com o chão de pedras (Noronha não combina com salto alto!)... pelo menos ajudou um pouco na digestão!

O táxi até o Dolphin Hotel custou R$ 25,00.

E assim encerramos com chave de ouro nossa estadia em Fernando de Noronha. Infelizmente, amanhã já é dia de ir embora...

MAPA COM LUGARES VISITADOS:

Da loja da Trovão dos Mares seguimos a pé até a Praia do Porto, totalizando em 1,5km.