30 maio 2018

[Foz do Iguaçu 2018] 4º dia: Cataratas do Iguaçu e Macuco Safari

Finalmente chegou o dia de conhecer melhor o Parque Nacional do Iguaçu e explorar suas trilhas que levam a diferentes mirantes para admirar as Cataratas do Iguaçu!

O parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO, desde 1986, e atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As Cataratas do Iguaçu possuem 275 quedas de água espalhadas pelo Rio Iguaçu na fronteira entre Brasil e Argentina. As cataratas são tão majestosas que recentemente foram eleitas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Enquanto passamos a manhã admirando as cataratas, à tarde, minha mãe e eu fizemos o melhor passeio da nossa viagem: o Macuco Safari! Um passeio de barco pelo Rio Iguaçu com algumas aproximações bem emocionantes a uma das quedas d'água!

Para saber mais detalhes deste dia incrível, continue lendo!

RELATO DO DIA (Quarta-Feira 04/04/2018):

Bem, já falei que nos hospedamos no Belmond Hotel das Cataratasúnico hotel localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Então acesso mais facilitado não existe. Basta sair do hotel, descer uma escadaria que chegamos no mirante onde começa a Trilha das Cataratas, inclusive aqui está uma das paradas dos ônibus que circulam dentro do parque.

Mapa do Parque Nacional do Iguaçu (fonte: http://www.cataratasdoiguacu.com.br).


Informação Importante: O Parque Nacional do Iguaçu abre diariamente das 09:00 às 17:00. Para saber preços dos ingressos e outras informações, sugiro visitar o site oficial. Contudo, já antecipo que existem diferentes tipos de tarifas. Por exemplo, minha mãe por ser idosa paga um valor diferenciado. Contudo, hóspedes do hotel Belmond têm seus ingressos incluídos na conta do quarto para pagamento no momento do check-out.

Cataratas do Iguaçu

Começamos a trilha das cataratas às 09:30 e o parque ainda estava tranquilo. Acho que o primeiro ônibus ainda não havia chegado, visto que a circulação de veículos dentro do parque possui velocidade máxima de 40km/h para proteger animais que possam atravessar a pista a qualquer momento. Então o percurso entre o portão de entrada até a parada da trilha das cataratas pode levar uns 20 minutos ou mais.

A trilha é bem sinalizada e possui vários lugares ótimos para contemplar as cataratas. O volume das águas estava grande e, por isso, a força das quedas gera uma espécie de garoa constante. E olha que não precisa estar muito próximo das quedas não!

Dica: Já sabendo que visitar as Cataratas do Iguaçu é sinônimo de se molhar, fomos com roupa de banho (eu de biquíni e mami de maiô por baixo, saída de praia com proteção solar e de secagem rápida), chinelos de borracha e mochila pequena (tipo saco) impermeável (mas colocamos a carteira dentro de um saco plástico). Mesmo assim, ainda levamos nossas capas de chuva. O bom mesmo é se deixar molhar!

Passeando pelas trilhas do Parque Nacional do Iguaçu.

Vista panorâmica das Cataratas do Iguaçu.

As trilhas do Parque Nacional do Iguaçu são bem sinalizadas.


Finalmente chegamos à passarela de acesso à "Garganta do Diabo", onde tivemos a visão mais incrível e surreal das Cataratas do Iguaçu! Fiquei encantada com o arco-íris que se formava tão perfeito dentro d'água e que deixava o cenário ainda mais majestoso!

Aqui você lava a sua alma! Tire a capa de chuva e deixe-se molhar!

Uma das primeiras visões da "Garganta do Diabo".

Arco-íris perfeito se formando dentro d'água nas Cataratas do Iguaçu.

Visitando a passarela de acesso à "Garganta do Diabo" das Cataratas do Iguaçu.

Queda d'água denominada "Garganta do Diabo" das Cataratas do Iguaçu.

Passarela de acesso à "Garganta do Diabo" das Cataratas do Iguaçu.

Visão majestosa das Cataratas do Iguaçu a partir da passarela de acesso à "Garganta do Diabo".


Daqui pegamos o elevador panorâmico que leva até o alto da torre onde temos mais uma visão espetacular das Cataratas do Iguaçu.

No local, há loja de conveniência, lanchonete, banheiro e muitos, muitos quatis! Os turistas se empolgam com esses animais tão fofinhos que ficam procurando comida, mas cuidado! Eles podem morder, arranhar e estragar o seu passeio...

O volume de água nas Cataratas do Iguaçu estava grande no mês de abril/2018.
 
Visão panorâmica incrível das Cataratas do Iguaçu.

Infraestrutura no Parque Nacional do Iguaçu. Cuidado com os quatis!


Às 11:00 finalizamos nosso passeio pelas Cataratas do Iguaçu e fomos caminhando até o Espaço Porto Canoas, onde há toda uma infraestrutura de lojas, lanchonetes, enfermaria e o principal restaurante do parque, o Porto Canoas. Além disso, aqui também está uma das paradas dos ônibus que circulam dentro do parque.

Almoço: Porto Canoas

O restaurante Porto Canoas, que fica às margens do Rio Iguaçu, abre diariamente das 12:00 às 16:00 e funciona em estilo buffet livre a preço fixo.

O local possui ambiente interno e externo. O deque externo tem vista para a queda "Garganta do Diabo" do lado argentino das cataratas. Mas como estava muito quente, escolhemos uma mesa no ambiente interno, que era refrigerado.

Há uma boa variedade de pratos quentes e saladas. Gostamos bastante do que comemos. Melhor do que nosso almoço no hotel Belmond! Bebidas e sobremesas não estão incluídas.

Abaixo, a descrição da nossa conta no restaurante Porto Canoas:

- Buffet: 2 x 59,90 = 119,80
- Suco: 2 x 8,00 = 16,00
SUBTOTAL: 135,80
- Serviço (10%): 13,58
TOTAL: 149,38

Nosso almoço no restaurante Porto Canoas, no Parque Nacional do Iguaçu.

Vista para a queda "Garganta do Diabo" do lado argentino das cataratas.


Macuco Safari

Às 12:45 fomos para a Estação Espaço Porto Canoas para pegar um ônibus rumo à Parada Macuco Safari. Pense em um dos passeios mais aguardados e comentados antes e durante a viagem!

Ônibus que transporta os visitantes pelos diferentes pontos dentro do Parque Nacional do Iguaçu.


Às 13:40 desembarcamos na Parada Macuco Safari e fomos direto ao guichê de atendimento comprar nossos ingressos.

Informação Importante: O passeio do Macuco Safari funciona diariamente, com saídas a cada 15 minutos. Para saber preços dos ingressos e outras informações, sugiro visitar o site oficial. Contudo, já antecipo que existem diferentes tipos de tarifas. Por exemplo, minha mãe por ser idosa pagou metade do valor do ingresso.

Parada Macuco Safari, dentro do Parque Nacional do Iguaçu.


Mas o que é o Macuco Safari? (Resumi e adaptei a descrição do site do Parque Nacional do Iguaçu)

  • O passeio inicia com uma trilha na Mata Atlântica, percorrida em carreta puxada por carro elétrico, onde um guia explica sobre a fauna e a flora do parque.
  • Depois os visitantes passam para um veículo menor (uma espécie de jardineira) para percorrer o trajeto final na mata até o local de embarque nos barcos.
  • Para a aventura dentro d’água, o parque disponibiliza barcos infláveis, seguros e eficientes, fabricados de acordo com as necessidades do percurso.
  • Dica: Antes de embarcar, é possível alugar um armário para guardar tudo que você não quiser que molhe durante o passeio.
  • Os visitantes recebem coletes salva-vidas e o barco enfim sobe o rio, enfrentando a correnteza, numa velocidade média que permite a apreciação da paisagem.
  • O passeio tem seu ponto alto nos saltos batizados "Três Mosqueteiros", onde o piloto aproxima a embarcação dos saltos d'água para proporcionar um rápido e divertido banho. Aqui todos saem encharcados!

As fotos a seguir mostram um pouco da descrição do passeio acima. E compartilho ao final um trechinho do vídeo que gravei durante o passeio de barco.

Carreta puxada por carro elétrico para a trilha inicial pela Mata Atlântica.

Guia do Macuco Safari explicando sobre a fauna e a flora do Parque Nacional do Iguaçu.

Veículo menor (espécie de jardineira) para percorrer o trajeto final na mata até o local de embarque nos barcos.

Ascensor que dá acesso ao píer de embarque nos barcos infláveis.

Aguardando o embarque no barco inflável para dar início ao passeio náutico pelo Rio Iguaçu.

Iniciando à parte náutica do passeio do Macuco Safari.

Admirando as cataratas do lado argentino durante o passeio náutico do Macuco Safari.




Gente, é muita emoção! Definitivamente, o passeio do Macuco Safari foi o mais divertido que fizemos em Foz do Iguaçu! Minha mãe curtiu demais!

Dica: Esqueça a capa de chuva! Neste passeio ela não serve para nada! O melhor mesmo é levar uma roupa extra na bolsa e alugar um armário para deixar tudo guardado durante o passeio de barco. Saiu do barco, pegue suas coisas no armário e troque de roupa no banheiro. Como estávamos hospedadas dentro do parque, ficamos encharcadas mesmo, secando ao sol até voltar ao hotel!

Durante o passeio de barco, uma pessoa fica fotografando e filmando. Ao final do passeio de barco, é possível olhar as fotos e, quem tiver interesse, pode adquirir o CD com todas as fotos ou o pen drive com as fotos mais o vídeo do passeio. Não lembro os valores exatos, mas o CD custava em torno dos R$50,00 e o pen drive em torno dos R$80,00.

Agora vou compartilhar uma história chata que aconteceu comigo e que ficou de lição... durante o passeio de barco, minha mãe e eu fizemos amizade com um rapaz que viajava sozinho e acabamos sentando juntos. Obviamente, muitas das nossas fotos acabaram sendo juntos também. Na hora de comprar as fotos, minha mãe e eu ficamos interessadas em comprar apenas o CD, afinal eu tinha filmado todo o passeio. Contudo, o rapaz com muita simpatia e extrema gentileza nos convenceu a deixá-lo comprar sozinho o pen drive com as fotos e o vídeo e que depois ele me mandaria tudo por e-mail (não me perguntem o motivo!). Resultado: ele pegou meu contato (minha mãe, eu e ele até saímos para jantar em Foz no dia seguinte), fizemos inicialmente uma boa amizade, mas até hoje nada das fotos... e olha que já pedi tanto, quase implorei... e a alegação dele é sempre falta de tempo... Enfim... fica a lição aprendida de que até as pessoas mais gentis e educadas podem lhe enganar. Então, compre as suas próprias fotos e não acredite na boa vontade de ninguém!!! O que mais me entristece é que tinha muita foto bacana com minha mãe e eu... #chateada!

Pegamos nossas coisas no armário e fizemos todo o percurso de volta pela Mata Atlântica nos veículos especiais do passeio. Da Parada Macuco Safari, pegamos um ônibus do parque até a Parada Trilha das Cataratas, que fica em frente à escadaria que leva à entrada do hotel Belmond, de onde não saímos mais pelo resto do dia.

Como o cansaço era grande, para o jantar, pedimos serviço de quarto.

GASTOS EFETIVOS:

DESCRIÇÃO VALOR (R$)
Almoço Porto Canoas 149,38
Garrafas de Água - Espaço Porto Canoas 6 x 5,00 = 30,00
Macuco Safari - Ingressos 215,40 + 107,70 = 323,10
Macuco Safari - Aluguel de Armário 10,00
TOTAL 512,48
Gasto Acumulado: R$ 2.164,88

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...