09 março 2019

[China/Japão 2018] 14º dia: Saída de Tóquio (Japão)

Último dia em Tóquio, no Japão, o qual passei na companhia da minha amiga Bianca Shibuya, do perfil @conhecendojapao.

Tal como na chegada, me perdi durante o percurso de trem rumo ao Aeroporto de Haneda! Deixei minha amiga doidinha, mas tudo deu certo!

E, assim, termina minha primeira viagem à Ásia, incluindo Pequim e Xangai na China, e Tóquio no Japão. Foi uma experiência inesquecível e enriquecedora!

A seguir, o breve relato deste último dia em Tóquio, incluindo fotos, informações, dicas e uma comparação entre os gastos estimados com os gastos efetivos.

ROTEIRO ORIGINAL (Sexta-Feira 14/09/2018):

Snoopy Museum Tokyo (ingresso comprado antecipadamente)
Check-out no hotel Millennium Mitsui Garden Hotel Tokyo
Percurso hotel-aeroporto (Haneda) de trem

RELATO DO DIA:

Na postagem de Planejamento Inicial, mencionei que havia comprado antecipadamente o ingresso para o Museu do Snoopy, que abriu uma exposição temporária em Tóquio, na região de Roppongi, de abril de 2016 a setembro de 2018. E eu havia programado de ir exatamente neste meu último dia em Tóquio.

Ocorre que, por conta do cansaço da viagem, acabei desistindo de ir ao Museu do Snoopy e resolvi aproveitar minhas últimas horas de hospedagem para descansar e acordar mais tarde. E assim aconteceu! Tanto que, quando acordei, foi só o tempo de arrumar tudo e fazer o check-out.

Contudo, para deixar meu último dia em Tóquio mais especial, minha amiga Bia (do perfil @conhecendojapao) me encontrou no hotel para almoçarmos juntas em Ginza.

Deixei a bagagem na recepção e, por volta das 12:30, chegamos ao restaurante Ain Soph, bem perto do hotel Millennium Mitsui Garden, onde eu havia me hospedado.

O Ain Soph é um restaurante vegano com outras unidades em Tóquio, que a Bia estava querendo conhecer. O local é pequenino, mas extremamente agradável e tranquilo.

Como era sexta-feira, escolhemos o menu de almoço especial para dias úteis da semana (segunda à sexta). Eram apenas três opções de pratos, mas que pareciam deliciosos.

Escolhi um prato de cogumelos com molho, acompanhado de arroz e salada ($1.680 ienes). A Bia, por sua vez, escolheu panquecas acompanhadas de molhos e salada ($2.480 ienes). Para beber, fomos de chá que estava incluído no menu especial de amoço.

A comida estava simplesmente divina! E, colocar o papo em dia depois de tantos anos sem nos ver, foi o melhor de tudo!

Meu almoço custou $1.680 + $134 (taxa de 8%), totalizando em $1.814 ienes, aproximadamente R$63,00.

Na recepção do restaurante Ain Soph Ginza, há itens veganos produzidos pelo estabelecimento disponíveis para compra. Fui presenteada pela minha amiga Bia com uma linda sacolinha cheia de biscoitos veganos. Amei!

Fachada do restaurante vegano Ain Soph, em Ginza, Tóquio.

Interior do restaurante vegano Ain Soph, em Ginza, Tóquio.

Menu especial de almoço do restaurante vegano Ain Soph, em Ginza, Tóquio.

Nosso almoço delicioso no restaurante vegano Ain Soph, em Ginza, Tóquio

Nosso almoço delicioso no restaurante vegano Ain Soph, em Ginza, Tóquio

Nosso almoço delicioso no restaurante vegano Ain Soph, em Ginza, Tóquio

Produtos veganos vendidos pelo restaurante Ain Soph, em Ginza, Tóquio

Produtos veganos vendidos pelo restaurante Ain Soph, em Ginza, Tóquio


Às 14:30, deixamos o local e a Bia me convidou para ficar na casa dela até o horário de ir para o Aeroporto de Haneda. Claro que aceitei né?!

Então, passamos no hotel Millennium Mitsui Garden para pegar minha bagagem e fomos embora de metrô para a casa dela, onde usufruí de uma tarde maravilhosa em ótima companhia!

Meu voo da Emirates saía do Aeroporto de Haneda à 00:30. Assim, por volta das 20:00, a Bia me acompanhou até a estação para que eu pegasse o trem rumo ao aeroporto. Ela me deu as instruções para pegar a linha expressa e nos despedimos. Eu já cheia de planos para voltar o mais breve possível ao Japão!

Acontece que, mesmo a Bia tendo me explicado tudo sobre o itinerário, eu ainda consegui errar fazendo uma baldeação que não era para ter feito! Essa baldeação errada fez com que eu perdesse a linha expressa do aeroporto e, quando me dei conta (acompanhando o percurso pelo Google Maps), estava indo para uma direção que não era mais a do aeroporto! Desembarquei na primeira estação que consegui e aí começou meu desespero... Fiquei tão nervosa que comecei a mandar uns áudios desesperados para a Bia, deixando a minha amiga super hiper mega nervosa e preocupada comigo! Tadinha!

Entretanto, respirei fundo, tentei me acalmar e pensei: "Estou no Japão! País de pessoas gentis e solícitas!". Com esse pensamento, procurei um guichê de informação e pedi ajuda. Os atendentes me explicaram qual trem pegar até o Aeroporto de Haneda, o horário e a plataforma de embarque.

Consegui me encontrar de novo e acalmei a Bia, que estava doidinha tentando me ajudar à distância! Desculpa pela confusão amiga! É que o sistema de transporte público de Tóquio é bem complicado! =D

Finalmente desembarquei na estação do Aeroporto de Haneda e aproveitei para devolver o cartão PASMO. Recebi de volta os $500 ienes referentes à emissão do cartão e mais $53 ienes que sobraram da carga que fiz.

Dica: O PASMO é um cartão recarregável que serve, entre outras coisas, como sistema de pagamento eletrônico para os meios de transporte de Tóquio. Para emitir o cartão é necessário um depósito de $500 ienes. Caso o cartão seja devolvido, o depósito será reembolsado, além do valor carregado que não foi utilizado. Para turistas, recomenda-se comprar o PASMO do tipo "blank", ou seja, sem identificação do portador.

Fiz o check-in, passei pela checagem de segurança e fiquei na área de embarque esperando meu voo. Como ainda tinha ienes em espécie, resolvi gastar tudo (que não era muito) nas lojas de duty free.

E, assim, acabou minha primeira viagem à Ásia, incluindo Pequim e Xangai na China, e Tóquio no Japão. Foi uma experiência inesquecível e enriquecedora!

MAPA INDICATIVO:



GASTOS DIÁRIOS (em ienes):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Alimentação: 5.000 Alimentação: 1.814 3.186
Devolução PASMO: -553 553
5.000 1.261 3.739
Saldo Anterior: 28.872 / Saldo Final: 27.611 / Economia Geral: 6.421


Observação: Na postagem de Planejamento Financeiro, estimei comprar $43.040 ienes para utilizar em Tóquio. Contudo, acabei adquirindo $64.230, ou seja, $21.190 ienes a mais que o estimado. Somando este valor comprado a mais com a quantia que economizei durante minha estadia em Tóquio ($21.190 + $6.421), resulta justamente no valor do Saldo Final: $27.611 ienes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...