01 maio 2019

[Portugal 2018] 1º dia: Chegada a Faro (Algarve)

Dia de chegada a Portugal, mais especificamente à cidade de Faro, capital do Algarve.

Resolvi iniciar nossa viagem de três semanas pelo sul de Portugal, onde fica a região praiana do Algarve, para tentar pegar um pouco de sol e calor, visto que o fim de setembro e início de outubro é a época de transição do verão para o outono. Vamos ver se teremos sorte!

A seguir, o relato deste primeiro dia em Portugal, incluindo fotos, informações, dicas e uma comparação entre os gastos estimados com os gastos efetivos.

ROTEIRO ORIGINAL (Segunda-Feira 08/10/2018):

Chegada ao aeroporto de Lisboa às 10:10
Chegada ao aeroporto de Faro às 17:10
Retirada do carro alugado às 18:00
Check-in no Hotel Faro & Beach Club
Noite livre

RELATO DO DIA:

- Imigração em Lisboa e Chegada em Faro (Algarve)

Nosso voo da TAP Air Portugal, saindo de Belém do Pará, chegou a Lisboa um pouco depois das 10:00 do dia 08/10/2018, com duração de cerca de 7 horas.

Depois do desembarque, minha mãe e eu passamos pela imigração e alfândega tranquilamente e sem qualquer pergunta dos agentes.

Nossa viagem a Portugal começa pela região praiana do Algarve. Sendo assim, teríamos mais um voo pela frente, de Lisboa a Faro, também pela TAP, que só sairia às 16:25. Tivemos bastante tempo para enrolar no aeroporto, que estava lotado! Aproveitamos para almoçar, lanchar e descansar assim que encontramos um lugar para sentar, que não foi fácil!

Enfim embarcamos no voo rumo à cidade de Faro, capital do Algarve, no sul de Portugal. O percurso de avião dura apenas 45 minutos e chegamos ao Aeroporto de Faro por volta das 17:00.

- Aluguel de Carro

Para conhecer os principais pontos turísticos do Algarve, optei por alugar um carro utilizando a Rentcars.com para fazer cotação entre diferentes locadoras e efetuar a reserva. Escolhi um carro de câmbio automático da locadora Europcar, conforme dados abaixo:
  • Retirada/Devolução: Aeroporto de Faro
  • Carro: Renault Zoe ou similar (câmbio automático)
  • Incluso: Quilometragem livre e proteção ao veículo
  • Período: 08/10/2018 a 12/10/2018

Assim que desembarcamos no Aeroporto de Faro, seguimos as placas indicativas rumo à locadora Europcar, cuja retirada do veículo estava agendada para às 18:00.

Fachada da locadora Europcar no Aeroporto de Faro, na região do Algarve, ao sul de Portugal.


Durante o atendimento, foi necessário apresentar passaporte, carteira de motorista e cartão de crédito internacional. Além do mais, Portugal não exige a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Não incluí aparelho de GPS na reserva, pois pretendo utilizar o GPS do meu smartphone. Contudo, solicitei a inclusão do serviço de pedágio eletrônico, denominado Via Verde.

Dica: As principais rodovias de Portugal são pedagiadas (cujas numerações são precedidas pela letra A). Para facilitar e agilizar a passagem pelas cabines de pedágio, há a cobrança eletrônica, denominada de Via Verde, utilizando um dispositivo no interior do veículo. Como algumas cabines de pedágio só possuem a opção de Via Verde, ou seja, não possuem a opção para pagamento diretamente na cabine, o ideal é alugar um carro já equipado e habilitado com o Via Verde. Assim, no momento de passar pelo pedágio, basta procurar a faixa com o símbolo V pintado de branco sobre um retângulo verde e passar por ela. A cobrança virá depois no cartão de crédito utilizado no aluguel do veículo. Em Portugal, pedágio se chama portagem. Para saber mais sobre as rodovias de Portugal e estimar valores de pedágio, acesse o site Portal de Estradas.

Depois de assinar a papelada, fomos receber o carro, um Renault modelo Zoe, branquinho e bonitinho. E foi durante a apresentação do carro pelo funcionário da Europcar que levei um baita susto! Eu havia escolhido durante a reserva, sem me dar conta, um carro elétrico!!! Ou seja, ao invés de abastecer com combustível, teríamos que carregar a bateria do carro em uma tomada!

Minha primeira preocupação foi: onde vamos carregar a bateria desse carro? O funcionário da Europcar me informou que na Marina de Faro, onde ficaríamos hospedadas, deveria ter pontos de carregamento, mas sem me dar muita certeza... Medoooooo! Hahahahahahaha!

Observação: O Renault Zoe, com bateria totalmente carregada, possui autonomia para rodar cerca de 300km.

Nosso carro alugado em Faro: Renault Zoe elétrico. Ou seja, tem que carregar a bateria na tomada!


Cheia de coragem, aceitei o carro, coloquei no GPS o endereço do hotel e fomos embora do Aeroporto de Faro. Minha primeira experiência com um carro elétrico!

- Hospedagem em Faro (Algarve)

Por volta das 19:00, finalmente chegamos ao Hotel Faro & Beach Club, localizado em frente à Marina de Faro, próximo ao centro histórico da cidade, com ótima avaliação no TripAdvisor, sendo considerado um dos melhores hotéis de Faro.

O café da manhã estava incluído na nossa reserva. Porém, o estacionamento interno no subsolo do hotel era cobrado à parte no valor de $12,50 euros a diária.

Fachada do Hotel Faro & Beach Club, em frente à marina de Faro.

Vista da marina de Faro a partir do Hotel Faro & Beach Club.


O Hotel Faro tem estilo moderno e "clean". O atendimento na recepção foi rápido e logo seguimos para o nosso quarto.

O quarto tinha um bom tamanho, mas a cama era de casal... ou seja, mami e eu teríamos que dormir juntinhas na mesma cama! Por sua vez, o banheiro me decepcionou bastante no quesito "amenities". Não havia nadaaaaaaa, só xampu e sabonete bem genéricos, tipo padrão Ibis...

O cansaço era tanto que esqueci de tirar foto do quarto e só tirei foto do balcão do banheiro praticamente vazio!

Banheiro do nosso quarto no Hotel Faro... Balcão sem amenities e praticamente vazio...


- Alimentação

Neste dia, minha mãe e eu fizemos três refeições: duas no Aeroporto de Lisboa e uma no restaurante do Hotel Faro.

Desembarcamos no Aeroporto de Lisboa perto das 12:00. Então, já saímos em busca de algo para comer. Encontramos o restaurante La Pausa Self Service e aproveitamos para tomar uma sopinha para renovar as energias. Achei a sopa, que era um caldo verde, um pouco salgada, mas a porção era bem servida e deu para matar a fome. Sem falar no preço super acessível!

Abaixo, o detalhamento da nossa conta no restaurante La Pausa Self Service, no Aeroporto de Lisboa:

- Caldo verde: 2 x 1,85 = 3,70
- Mini baguete: 0,75
- Água: 2 x 1,75 = 3,50
TOTAL: $7,95 euros

Tomando uma sopinha no Aeroporto de Lisboa, Portugal.


Mais tarde, por volta das 14:00, já na área de embarque do Aeroporto de Lisboa, aguardando nosso voo para Faro, fizemos um lanchinho na Starbucks.

Não era nossa primeira opção. Contudo, a praça de alimentação estava lotada, filas enormes e sem mesa disponível para sentarmos. Quando vimos um espaço vazio na Starbucks, resolvi que faríamos um lanchinho lá mesmo.

Abaixo, o detalhamento da nossa conta na Starbucks do Aeroporto de Lisboa:

- Mocca: 3,65
- Croissant misto: 4,95
- Duplo espresso: 2,15
- Bolo de limão: 4,25
SUBTOTAL: 15,00
- Gorjeta (voluntária): 2,80
TOTAL: $17,80 euros

Compramos depois mais duas garrafas de água (2 x 2,00 = $4,00 euros) em um outro estabelecimento mais barato que na Starbucks.

Por fim, já em Faro, capital do Algarve, resolvemos jantar no restaurante do Hotel Faro, onde estávamos hospedadas. O cansaço era grande para procurar outro lugar para comer. Além do mais, o restaurante do hotel, que leva o nome de Ria Formosa (e é onde o café da manhã é servido), é muito bem avaliado e recomendado.

O ambiente é agradável e aconchegante, localizado no terraço do Hotel Faro, com uma bela vista para a marina. Além disso, o atendimento foi bastante gentil e atencioso.

Mami escolheu um prato de bacalhau e eu pedi um risoto de aspargos. A comida estava divina!!! Por conta disso, resolvemos pedir uma sobremesa também, que não estava tão saborosa quanto os pratos principais.

A seguir, o detalhamento da nossa conta no restaurante Ria Formosa, no Hotel Faro:

- Lombo de bacalhau: 24,00
- Risoto de aspargos: 16,00
- Suco de laranja natural: 5,00
- Suco de frutas especial: 6,00
- Sobremesa: 8,00
SUBTOTAL: 59,00
- Gorjeta (voluntária): 5,00
TOTAL: $64,00 euros

Restaurante Ria Formosa, no Hotel Faro.

Restaurante Ria Formosa, no Hotel Faro.

Lombo de bacalhau do restaurante Ria Formosa, no Hotel Faro.

Risoto de aspargos com crocante de parmesão do restaurante Ria Formosa, no Hotel Faro.

Sobremesa de sabor cappuccino do restaurante Ria Formosa, no Hotel Faro.


MAPA INDICATIVO:



GASTOS DIÁRIOS (em euros, duas pessoas):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Alimentação: 100,00 Alimentação: 93,75 6,25
100,00 93,75 6,25
Saldo Inicial: 3.040,00 / Saldo Atual: 2.946,25 / Economia Geral: 6,25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...