30 maio 2019

[Portugal 2018] 2º dia: Passeio por Faro (Algarve)

Hoje o dia está reservado para conhecer Faro, cidade que escolhemos para nos hospedar na região do Algarve, ao sul de Portugal.

Para melhorar nossa experiência, fizemos o Faro Free Walking Tour, passeio a pé e gratuito realizado por um guia local. Conhecemos a história de Faro e as principais atrações da cidade. Foi ótimo e definitivamente recomendo!

Após o passeio (duração de duas horas), fomos visitar a Catedral da Sé de Faro, que possui um terraço com uma bela vista da cidade. Ao fim do dia, apreciamos um lindo pôr do sol na Marina de Faro.

Para deixar o dia emocionante (ou seria estressante?), encontrei uma baita dificuldade para carregar o carro elétrico que alugamos... Continue lendo para saber tudo que aconteceu!

A seguir, o relato deste dia em Faro, incluindo fotos, informações, dicas e uma comparação entre os gastos estimados com os gastos efetivos.

Mami e eu visitando a cidade de Faro, no Algarve, região ao sul de Portugal.


ROTEIRO ORIGINAL (Terça-Feira 09/10/2018):

Faro Free Walking Tour às 11:00
Catedral da Sé de Faro
Marina de Faro
Restante do dia livre

RELATO DO DIA:

- Faro: um pouco de sua história

Faro é considerada a capital do Algarve, região praiana ao sul de Portugal. Por meio do Aeroporto de Faro, inaugurado em 1965, a cidade se tornou o terceiro maior ponto de entrada externa do país, ficando atrás de Lisboa e Porto.

A história de Faro se inicia ainda no século VIII a.C., período da colonização fenícia do Mediterrâneo Ocidental. No ano de 713 d.C., Faro foi conquistada pelos mouros, os quais ergueram uma fortificação para proteger a cidade de invasões. Em 1143, após a independência de Portugal, o Rei D. Afonso Henriques, e seus sucessores, iniciaram a expansão do país para o sul, reconquistando os territórios ocupados pelos mouros.

(Fonte: Wikipedia)

- Faro Free Walking Tour

O Faro Free Walking Tour é um passeio a pé gratuito, com duração aproximada de duas horas, pelas principais atrações de Faro (principalmente do centro histórico) com um guia local (idioma em inglês).

As saídas ocorrem diariamente nos seguintes horários:
  • Outubro a Maio: 11:00 e 15:00
  • Junho a Setembro: 10:00 e 16:00

Não é preciso reservar, basta estar no local de encontro (em frente ao Arco da Vila, ao lado do centro de informações turísticas) em um dos horários disponíveis. Para facilitar a identificação do guia, ele sempre está com um guarda-chuva vermelho!

Visitamos Faro no mês de outubro, então escolhemos o passeio das 11:00. Como estávamos hospedadas na marina (no Hotel Faro & Beach Club), bem próximo ao centro histórico da cidade, fomos caminhando tranquilamente até o ponto de encontro.

Nosso grupo estava composto por 13 pessoas, de diferentes nacionalidades, contudo, somente minha mãe e eu brasileiras. Nosso guia era o simpático Marcelo.

Durante o passeio, o guia conta a história de Faro e nos apresenta locais importantes no contexto histórico-cultural da cidade, tais como: Arco da Vila, Vila Adentro (nome dado à cidade velha, ou cidade histórica), Catedral da Sé (Igreja de Santa Maria), Museu de Faro, entre outros.

Ao fim do passeio, cada pessoa fica livre para deixar uma contribuição monetária ao guia, pois esta é a única fonte de financiamento do projeto Faro Free Walking Tour.

A seguir, fotos de algumas das atrações que visitamos durante nosso passeio a pé por Faro.

Arco da Vila, principal ponto de acesso à cidade histórica de Faro.

Iniciando o passeio pela cidade histórica de Faro (denominada Vila Adentro).

Largo da Sé. Ao fundo, a Catedral de Faro.

Passeando pelas charmosas ruas de Faro.

Passeando pelas charmosas ruas de Faro.

Teatro Lethes em Faro. Originalmente construído em 1605 como Colégio da Companhia de Jesus.

Passeando pelas ruas de Faro. Esta é cheia de bares, lanchonetes e lojas.

Jardim Manuel Bivar, próximo à Marina de Faro.

Nosso grupo do Faro Free Walking Tour.


- Catedral da Sé de Faro

A Catedral da Sé de Faro (Igreja de Santa Maria) está localizada na praça denominada Largo da Sé, rodeada de laranjeiras. Sua construção foi iniciada em 1251 sobre os restos de uma mesquita muçulmana e, desde então, passou por reformas e modificações, subsistindo alguns elementos medievais como a torre da fachada, o portal principal e as capelas.

Em seu interior, datado do século XVI, há um belíssimo órgão vermelho de madeira pintada, adornado de motivos chineses. Há também um museu com vários objetos litúrgicos, imagens, pinturas e vestuário religioso.

(Fontes: Wikipedia e Férias em Portugal)

Visitamos a Catedral de Faro por volta das 15:00, de uma terça-feira, e o ingresso estava custando $3,50 euros por pessoa. A visita é iniciada pelo pátio, depois o interior da Catedral, incluindo as salas com os objetos de arte sacra, e finalizando no terraço, de onde se tem uma linda vista da cidade de Faro.

Levamos cerca de uma hora para fazer a visitação.

Fachada da Catedral da Sé de Faro.

Visitando as capelas do pátio da Catedral de Faro.

Visitando as capelas do pátio da Catedral de Faro.

Belíssimo órgão de madeira pintada no interior da Catedral de Faro.

Altar principal da Catedral de Faro. Paredes cobertas de azulejo.

O azulejo português presente também no interior da Catedral de Faro. Lindo!

Terraço da Catedral de Faro, onde ficam os sinos da igreja.

Bela vista da cidade a partir do terraço da Catedral de Faro.

Mami apreciando a vista de Faro!


- Marina de Faro

Finalizamos o passeio do dia pela Marina de Faro, cujo nome oficial é Doca de Recreio de Faro. A marina foi criada por conta da localização litorânea da cidade e sua intensa atividade portuária.

O local está na Praça Dom Francisco Gomes (onde fica o Hotel Faro & Beach Club), próxima ao Arco da Vila, principal entrada da cidade histórica de Faro.

No calçadão, há um letreiro escrito "Faro", ótimo para fotos! Além do mais, daqui pudemos apreciar um belo pôr do sol!

Letreiro "Faro" no calçadão da Marina de Faro.

Lindo pôr do sol visto a partir da Marina de Faro.


- Carregamento do carro elétrico

Como falei na postagem anterior sobre a nossa chegada em Faro, sem perceber, acabei alugando um carro elétrico, ou seja, um carro que deve ser carregado na tomada elétrica e não abastecido com combustível.

Já que hoje o dia foi reservado para conhecer Faro, onde estávamos hospedadas, depois dos passeios fomos procurar informações sobre como carregar o carro. Os atendentes do Hotel Faro não souberam nos ajudar. Então, o jeito foi buscar na internet os pontos de carregamento existentes na cidade.

Havia um na Marina de Faro, bem em frente ao hotel. Estacionei o carro no local reservado e peguei a tomada para conectar o carro ao ponto de carregamento. Até aí tudo bem! Esperamos um tempo e me dei conta que o carro não estava sendo carregado! Provavelmente porque o ponto não estava funcionando e não havia nenhuma placa avisando...

Tentando carregar o carro elétrico que alugamos em Faro.

Tentando carregar o carro elétrico que alugamos em Faro.


Continuando a busca de pontos de carregamento, encontrei outro a uns dois quilômetros do hotel, próximo ao terminal rodoviário da cidade, à Avenida da República. Este outro ponta era da rede MOBI.E e precisava de um cartão próprio para o carregamento do veículo. Por sorte, encontrei o cartão dentro da pasta de documentos que recebi do carro.

Resumindo... finalmente consegui colocar a bateria do carro para carregar! Contudo, uma informação no painel do veículo me deixou preocupada... Para carregar totalmente a bateria, seriam necessárias mais de 10 horas. O carregamento de um carro elétrico é bem lento e não teria coragem de deixar o carro dormindo na rua e longe do nosso hotel.

A bateria do carro, quando totalmente carregada, possui autonomia para rodar cerca de 300km. Porém, nos dias seguintes, planejei pegar a estrada para conhecer outras cidades do Algarve, distantes de Faro, o que iria consumir diariamente quase toda a carga do veículo.

Bem, o fato é que já era fim do dia e desisti de resolver esse problema hoje!

Depois de deixar o carro carregando quase duas horas para completar a bateria, voltamos para o hotel, onde o carro dormiu seguro no estacionamento interno!

- Alimentação

O café da manhã estava incluído na nossa diária no Hotel Faro & Beach Club, servido no restaurante Ria Formosa, no terraço do hotel, com ótima vista para a cidade.

As opções eram variadas e tudo muito gostoso.

Café da manhã do Hotel Faro & Beach Club.

Meu singelo café da manhã no Hotel Faro & Beach Club. Come quase nada!


Para o almoço, escolhi o restaurante Faz Gostos (que recebeu Estrela Michelin em 2017), dentro da cidade histórica (Vila Adentro) de Faro.

Eu fui de "Bacalhau no Forno com Crosta de Broa de Milho" e mami foi de "Risoto de Camarão com Aspargos Verdes". Os pratos são individuais e bem servidos. A comida é muito saborosa, ambiente agradável e atendimento simpático. Adoramos a experiência, mas, definitivamente, não é um restaurante barato!

Abaixo, o detalhamento da nossa conta no restaurante Faz Gostos:

- Pão: 2 x 0,60 = 1,20
- Azeite: 2 x 1,20 = 2,40
- Taça de vinho: 4,50
- Refrigerante: 3,00
- Bacalhau: 18,00
- Risoto de camarão: 18,00
- Café expresso: 1,50
TOTAL: $48,60 euros

Bacalhau no Forno com Crosta de Broa de Milho, do restaurante Faz Gostos, em Faro.

Risoto de Camarão com Aspargos Verdes, do restaurante Faz Gostos, em Faro.


Para o jantar, escolhi o restaurante Vila Adentro, super recomendado e também na cidade histórica de Faro. O local é pequeno, porém charmoso. Escolhemos uma mesa na área externa.

Como queríamos jantar algo leve, optamos por sopa creme de couve-flor. De entrada, pedimos o couvert (cestinha de pães e acompanhamentos).

Infelizmente, a sopa não estava boa... parecia mais uma sopa de farinha sem gosto. E o atendimento também deixou a desejar.

Abaixo, o detalhamento do nosso jantar no restaurante Vila Adentro:

- Couvert: 2 x 2,00 = 4,00
- Creme de couve-flor: 2 x 4,90 = 9,80
- Água 500ml: 1,50
TOTAL: $15,30 euros

Couvert de entrada do restaurante Vila Adentro, em Faro.

Sopa creme de couve-flor do restaurante Vila Adentro, em Faro. Pense numa sopa sem gosto...


De manhã, antes de iniciar o Faro Free Walking Tour, compramos duas garrafas de água no total de $1,60 euros, em uma lojinha ao lado do centro de informações turísticas.

MAPA INDICATIVO:



GASTOS DIÁRIOS (em euros, duas pessoas):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Faro Free Walking Tour (gorjeta): 10,00 Faro Free Walking Tour (gorjeta): 10,00 0,00
Catedral da Sé: 2 x 3,00 = 6,00 Catedral da Sé: 7,00 -1,00
Alimentação: 100,00 Alimentação: 65,50 34,50
116,00 82,50 33,50
Saldo Anterior: 2.946,25 / Saldo Atual: 2.863,75 / Economia Geral: 39,75

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...