18 junho 2019

[Portugal 2018] 3º dia: Passeio por Lagoa e Albufeira (Algarve)

Hoje o dia está reservado para conhecer um pouco de Lagoa e Albufeira, duas cidades do Algarve, região praiana ao sul de Portugal.

Pela manhã, fizemos um passeio de barco saindo da Praia de Benagil, em Lagoa, para visitar a costa da região e as principais grutas, incluindo a famosa Gruta de Benagil. Pena que o dia amanheceu nublado, prejudicando um pouco a beleza das fotos.

Depois do almoço na Praia de Benagil, seguimos até a Praia da Marina, considerada um das praias mais bonitas do Algarve. Neste momento, o sol já aparecia, deixando a paisagem simplesmente incrível!

Finalizamos a tarde com uma visita à cidade de Albufeira, conhecida por sua badalada vida noturna.

A seguir, o relato deste dia no Algarve, incluindo fotos, informações, dicas e uma comparação entre os gastos estimados com os gastos efetivos.

Mami e eu visitando a Praia da Marina, no Algarve, região ao sul de Portugal.


ROTEIRO ORIGINAL (Quarta-Feira 10/10/2018):

Percurso Faro - Lagoa (60km)
Passeio de barco em Lagoa saindo da Praia de Benagil (reservado às 10:30)
Almoço em Lagoa
Percurso Praia de Benagil - Praia da Marinha (2km)
Percurso Praia da Marinha - Albufeira (23km)
Passeio por Albufeira
Percurso Albufeira - Faro (45km)

RELATO DO DIA:

- Passeio de barco em Lagoa

Durante o planejamento desta viagem, li diversas recomendações sobre o passeio de barco pela costa do Algarve para visitar as grutas da região, incluindo a famosa Gruta de Benagil.

Escolhi fazer o passeio com a empresa Taruga Tours localizada na Praia de Benagil, em Lagoa. Dentre os passeios disponíveis, optei pelo passeio de barco tradicional pelas grutas, o qual agendei com antecedência, pelo próprio site da Taruga Tours, para o dia de hoje às 10:30.

O percurso de Faro (onde estávamos hospedadas) à Praia de Benagil, em Lagoa, possui cerca de 60km pela rodovia A22 (pedagiada). Para mais informações sobre a cobrança de pedágio nas rodovias de Portugal, leia o item 4 da postagem de Planejamento Inicial.

Chegamos a Benagil por volta das 10:00. Deixamos o carro em um estacionamento público próximo à praia e fomos ao quiosque da Taruga Tours para confirmar a reserva e pagar o passeio, que estava custando $25,00 euros por pessoa.

Chegando à Praia de Benagil, em Lagoa, no Algarve.

Praia de Benagil, em Lagoa, no Algarve. O dia amanheceu bem nublado.

Aguardando o passeio de barco saindo da Praia de Benagil, no Algarve.

Preparação dos barcos para o passeio pela costa de Lagoa, partindo da Praia de Benagil.


O passeio de barco tradicional possui duração de 75 minutos (1h15min), partindo da Praia de Benagil, incluindo a passagem por cerca de 15 pontos de interesse, como a famosa Gruta de Benagil (ou Algar de Benagil), Praia do Carvalho, Praia da Marinha, Farol de Alfanzina, entre outros. Podendo incluir uma parada para mergulhar/nadar se as condições do mar permitirem. Infelizmente, no nosso caso não foi possível, pois o tempo estava nublado e com mar relativamente agitado.

Observação: Conforme informações obtidas no site da Taruga Tours, a altura das marés não é muito relevante para os passeios, pois os barcos são pequenos, facilitando a visita das grutas.

Além dos passeios de barco, a Taruga Tours disponibiliza também aluguel de caiaque e equipamentos para SUP (stand up paddle).

A seguir, algumas fotos do nosso passeio de barco pela costa de Lagoa, no Algarve.

Passeio de barco pela costa de Lagoa, no Algarve.

Passeio de barco pela costa de Lagoa, no Algarve.

Passeio de barco pela costa de Lagoa, no Algarve.

É possível alugar caiaque para visitar as proximidades da Praia de Benagil.

Muitas grutas visitadas durante o passeio de barco pela costa de Lagoa, no Algarve.

Passeio de barco pela costa de Lagoa, no Algarve. Ao fundo, o Farol de Alfanzina.

Gruta no estilo da famosa Benagil, com um buraco em seu topo.

Todos querem conhecer a famosa Gruta de Benagil! Esperando a nossa vez.

Interior da Gruta de Benagil, com um buraco no seu topo.

Passeio de barco pela costa de Lagoa, no Algarve.

Passeio de barco pela costa de Lagoa, no Algarve. Famosa Praia da Marina.






- Trilha para o topo da Gruta de Benagil

Depois do passeio de barco pela costa de Lagoa, fomos almoçar em um restaurante na própria Praia de Benagil. Em seguida, para ajudar na digestão, resolvemos fazer a trilha sobre as falésias até o topo da Gruta de Benagil. O início da trilha está acessível pelo estacionamento público onde deixamos o carro.

Ainda bem que nesta hora, as nuvens já estavam se dissipando e o sol finalmente aparecendo para deixar a paisagem mais bonita!

Quando enfim chegamos ao topo da Gruta de Benagil, nos deparamos com uma cerca ao redor da abertura da gruta, com o objetivo de segurança e, assim, evitar acidentes, pois a área está sujeita a deslizamentos de terra e desabamentos.

Um pouco antes das 14:00, pegamos o carro e seguimos para o próximo destino.

Trilhas pelas falésias para encontrar o topo da Gruta de Benagil, em Lagoa.

Bela paisagem que encontramos pelo caminho em busca do topo da Gruta de Benagil.

Abertura superior da Gruta de Benagil cercada por motivos de segurança.

Gruta de Benagil vista da abertura em seu topo.


- Praia da Marinha

Da Praia de Benagil até a Praia da Marinha são apenas 2km. Então, chegamos rapidinho e, por sorte, encontrei uma vaguinha gratuita para estacionar o carro.

A Praia da Marina, que fica em meio a falésias (principal característica do Algarve), é considerada uma das praias mais bonitas do mundo. Não posso discordar!

Há trilhas sobre as falésias, com placas explicativas sobre a região e mirantes que oferecem uma vista de tirar o fôlego! O céu estava mais aberto e o dia mais ensolarado, deixando a paisagem deslumbrante!

Apesar da tarde convidativa para um banho de mar, optamos por não descer até a praia. Há uma escadaria de acesso, mas por motivo de cansaço, preguiça e segurança (da minha mãe!), ficamos só apreciando de cima mesmo! =D

Praia da Marinha, em Lagos. Uma das mais bonitas do Algarve.

Praia da Marinha, bela praia em meio a falésias, no Algarve.

Formações rochosas que dão charme à Praia da Marinha, no Algarve.


- Passeio por Albufeira

Saímos da Praia da Marinha por volta das 14:30 e seguimos até Albufeira, a cerca de 23km. Deixamos o carro em um estacionamento privativo (pago) próximo ao Mirador do Pau da Bandeira e fomos passear pela cidade.

Albufeira é uma cidade pertencente ao Distrito de Faro e nos últimos anos ficou conhecida por sua badalada vida noturna. Para quem gosta dos agitos, Albufeira é um bom lugar para se hospedar na região do Algarve.

Assim que chegamos, resolvemos passear em um trenzinho turístico que passa pelos principais pontos da cidade. O preço estava custando $3,00 euros por pessoa.

Contudo, o passeio definitivamente não valeu à pena. O trenzinho é fechado, vai cheio de gente, não há guia em áudio para explicar os lugares por onde passamos. Conclusão... serve mais de transporte para os turistas do que um passeio em si. Fiquei tão desanimada que nem tirei fotos.

Depois desse passeio mais que chato, ficamos apreciando a Praia de Albufeira a partir do Miradouro do Pau da Bandeira. Do alto podemos ver uma cidade repleta de casinhas brancas, de arquitetura originada do período da ocupação árabe (a partir do ano 716).

Caminhamos pela Rua Almirante Gago Coutinho e paramos para fazer um lanche.

Deixamos Albufeira rumo a Faro por volta das 16:30.

Praia de Albufeira e a arquitetura da cidade proveniente da época de ocupação árabe.

Passeio rápido pela cidade de Albufeira, no Algarve.


- Troca do carro alugado

Saímos cedo de Albufeira, pois eu estava doida para trocar o carro alugado na Europcar do Aeroporto de Faro. Definitivamente, a experiência com um carro elétrico não foi boa. Além do problema de carregamento da bateria que relatei na postagem anterior (2º dia: Passeio por Faro), achei que o carro não desempenhou bem na estrada, com pouca potência de motor (mal chegava a 100km/hora), não me dando confiança para fazer qualquer ultrapassagem.

Quando chegamos à locadora, expliquei o problema e pedi para trocar de carro. Fui prontamente atendida e recebi um novo carro bem mais potente, com câmbio automático e com gasolina de combustível!

Obviamente, esta mudança para um carro melhor iria resultar em um pequeno aumento no valor final da locação. Como eu havia pago com antecedência o aluguel por meio da Rentcars.com, foi cobrada a diferença no meu cartão de crédito no momento em que trocamos de carro.

Nosso novo carro alugado em Faro. Chega de carro elétrico!


- Alimentação

Relembrando que o café da manhã estava incluído na nossa diária no Hotel Faro & Beach Club, servido no restaurante Ria Formosa, no terraço do hotel, com ótima vista para a cidade.

Para o almoço, procuramos um restaurante na Praia de Benagil, logo após o passeio de barco. Eu gostaria de ter experimentado o restaurante O Pescador Benagil, porém, o estabelecimento fecha às quartas-feiras.

Escolhemos, então, o restaurante Casa Lamy, também situado na Praia de Benagil.

Mami e eu pedimos o mesmo prato, filé ao molho de pimenta acompanhado de salada. A carne estava muito gostosa!

Abaixo, o detalhamento da nossa conta no restaurante Casa Lamy, na Praia de Benagil:

- Filé com pimenta: 2 x 18,50 = 37,00
- Refrigerante em lata: 2,50
- Café: 2 x 1,20 = 2,40
TOTAL: $41,90 euros

Nosso almoço no restaurante Casa Lamy, na Praia de Benagil.


Já em Albufeira, resolvemos fazer um lanche na Sapori di Gelato. Pedimos dois mistos quentes (em Portugal, "tosta mista") e dois cafés pequenos, totalizando tudo em $14,08 euros. Os sanduíches eram bem grandes, então levamos metade para comer mais tarde no jantar! =D

Um café da tarde em Albufeira, Algarve.


No decorrer do dia, compramos garrafas de água que totalizaram em $5,50 euros.

MAPA INDICATIVO:



GASTOS DIÁRIOS (em euros, duas pessoas):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Passeio de barco em Lagoa: 2 x 25,00 = 50,00 Passeio de barco em Lagoa: 50,00 0,00
Estacionamento em Lagoa: 10,00 Estacionamento em Lagoa: 0,00 10,00
Estacionamento em Albufeira: 10,00 Estacionamento em Albufeira: 2,50 7,50
Alimentação: 100,00 Alimentação: 61,48 38,52
Passeio de trem em Albufeira: 2 x 3,00 = 6,00 -6,00
170,00 119,98 50,02
Saldo Anterior: 2.863,75 / Saldo Atual: 2.743,77 / Economia Geral: 89,77

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...