29 junho 2019

[Portugal 2018] 4º dia: Passeio por Lagos (Algarve)

Último dia no Algarve, região praiana ao sul de Portugal, sendo dedicado a conhecer as principais atrações da cidade de Lagos.

Pela manhã, tínhamos planejado fazer um passeio de barco saindo da Marina de Lagos. Contudo, por conta do mau tempo e fortes ventos, o passeio foi cancelado. Ficamos, então, caminhando pela Marina de Lagos até a hora do almoço.

Depois do nosso ótimo almoço no restaurante Portofino's, localizado na Marina de Lagos, seguimos com o planejamento e visitamos de carro a Ponta da Piedade, a Praia do Camilo e a Praia da Dona Ana.

Finalizamos o dia com um último passeio pela charmosa cidade de Faro, onde ficamos hospedadas no Algarve.

A seguir, o relato deste último dia no Algarve, incluindo fotos, informações, dicas e uma comparação entre os gastos estimados com os gastos efetivos.

Praia de Dona Ana, considerada a melhor e mais bonita praia do Algarve.


ROTEIRO ORIGINAL (Quinta-Feira 11/10/2018):

Percurso Faro - Lagos (88km)
Passeio de barco saindo da Marina de Lagos (reservado às 10:30)
Passeio pelos mirantes e praias de Lagos
Percurso Lagos - Faro (88km)

RELATO DO DIA:

- Cancelamento do passeio de barco em Lagos

Durante o planejamento desta viagem, reservei antecipadamente o passeio de barco, saindo da Marina de Lagos, para conhecer as praias mais famosas do Algarve e as grutas da Ponta da Piedade (vide item 8 da postagem de Planejamento Inicial).

Escolhi a empresa Bluefleet e agendei o passeio para o dia de hoje às 10:30. O passeio estava custando $20,00 euros por pessoa e tinha duração de 1h15min. Já havia, inclusive, pago a reserva para duas pessoas no cartão de crédito.

Contudo, porém, todavia... no dia anterior, enquanto estávamos passeando por Lagoa, recebi um e-mail da empresa cancelando o passeio de barco por conta do mau tempo e fortes ventos previstos para hoje. Ressalto que o valor foi estornado do meu cartão de crédito.

Apesar do cancelamento, resolvemos sair de Faro rumo a Lagos para visitar a cidade e as principais atrações nas proximidades.

- Passeio pela Marina de Lagos

O percurso de Faro (onde estávamos hospedadas) à Marina de Lagos possui cerca de 88km (aproximadamente 1 hora de carro) pela rodovia A22 (pedagiada). Para mais informações sobre a cobrança de pedágio nas rodovias de Portugal, leia o item 4 da postagem de Planejamento Inicial.

Chegamos a Lagos por volta das 10:00 e deixamos o carro em um estacionamento público próximo à Marina.

De fato, o tempo estava bastante nublado e com fortes ventos. Até entrei em contato novamente com a empresa Bluefleet, mas todas as empresas haviam cancelado os passeios de barco pela região no dia de hoje.

Só nos restou ficar passeando pelas proximidades da Marina de Lagos, a pé, esperando o horário do almoço e que o tempo melhorasse um pouco para continuarmos com a programação do dia.

A seguir, fotos do nosso passeio por Lagos, que se resumiu a uma caminhada pelo calçadão da Marina. A região é bastante agradável.

Marina de Lagos, no Algarve. Tempo ruim ocasionando o cancelamento de todos os passeios de barco.

Conhecendo um pouco da cidade de Lagos, no Algarve.

Passeando pelo calçadão da Marina de Lagos, no Algarve.

Mercado Municipal de Lagos, no Algarve.

Local onde estacionamos o carro, bem próximo à Marina de Lagos, no Algarve.


- Passeio por mirantes e praias de Lagos (Ponta da Piedade, Praia do Camilo e Praia Dona Ana)

Depois de almoçarmos na Marina de Lagos, onde há vários restaurantes, bares e lanchonetes, pegamos o carro e seguimos até a Ponta da Piedade, mantendo a programação do dia, mesmo com o mau tempo.

A Ponta de Piedade é um monumento natural de Lagos, na região do Algarve, ao sul de Portugal. Sua principal característica são as diversas formações rochosas (falésias) que chegam à uma altura de 20 metros, aproximadamente. No local há o Farol da Ponta da Piedade, datado de 1913, além de várias grutas acessíveis a pé por escadarias ou de barco pelo mar. (Fonte: Wikipedia)

Chegamos lá às 13:30 e deixamos o carro estacionado na rua de acesso ao Farol da Ponta da Piedade.

O Farol estava fechado para visitação, mas ficamos passeando pelas trilhas do mirante, de onde se tem uma vista incrível da região. Imagina se o dia estivesse ensolarado!

Chegando à Ponta da Piedade, em Lagos, no Algarve.

Farol da Ponta da Piedade, datado de 1913.

Vista a partir dos mirantes da Ponta da Piedade, no Algarve.

Vista a partir dos mirantes da Ponta da Piedade, no Algarve. Diversas formações rochosas e grutas.

Vista a partir dos mirantes da Ponta da Piedade, no Algarve.


Após uns 30 minutos caminhando pelas trilhas da Ponta da Piedade, deixamos o local e seguimos para a Praia do Camilo, ainda em Lagos.

Chegamos lá por volta das 14:20 e deixamos o carro no estacionamento público do local.

A Praia do Camilo fica entre falésias (formações rochosas), característica principal das praias do Algarve. A vista do alto é sensacional! Ainda bem que as nuvens começavam a dissipar.

Para chegar até a praia em si (pequena faixa de areia), há uma escadaria de acesso com cerca de 200 degraus. Resolvemos não encarar! Descer é fácil... subir de volta que é o problema!

O local ainda conta com um restaurante ("O Camilo") e um apoio de praia com chuveiros e banheiros.

Vista do alto da Praia do Camilo, no Algarve. Lindo!

Escadaria de acesso à Praia do Camilo, no Algarve.


Ficamos apreciando a vista da Praia do Camilo por apenas uns 20 minutos. Depois pegamos o carro e seguimos para a Praia de Dona Ana, onde chegamos um pouco antes das 15:00. Aqui também consegui um estacionamento gratuito para deixar o carro.

A Praia de Dona Ana é famosa por ter sido considerada a melhor e mais bonita praia de Portugal, com seu visual entre falésias, típico do Algarve, possuindo águas calmas e límpidas, estando protegida do vento. O nome da praia foi dado em homenagem à freira Ana, que vivia no convento das freiras de Lagos. Durante a Primeira Guerra Mundial, os soldados invadiram o convento e assassinaram todas as freiras, à exceção de Dona Ana, que fugiu por meio de um túnel que conectava o convento à praia. (Fonte: Wikipedia)

De fato, a Praia de Dona Ana é bonita. Porém, na minha opinião, a Praia da Marinha (que visitamos no dia anterior) é bem mais bonita.

O acesso à praia em si (faixa de areia) é feito por meio de uma escadaria. Como eram poucos degraus, mami e eu resolvemos descer e aproveitar um pouco a praia.

Chegando à Praia de Dona Ana, no Algarve.

Praia de Dona Ana, considerada a mais bonita de Portugal.

Mesmo com pouco sol, bastante gente aproveitando a Praia de Dona Ana, no Algarve.

Praia de Dona Ana em meio a várias formações rochosas.


Às 15:30, finalizamos nosso passeio pela Praia de Dona Ana e seguimos de volta a Faro. Infelizmente, o mau tempo prejudicou um pouco nossa programação em Lagos. Mas, imprevistos acontecem.

- Últimos afazeres em Faro

Já perto de chegar ao nosso hotel em Faro, resolvi parar em um posto para abastecer o carro, uma vez que tenho que devolvê-lo com o tanque cheio amanhã.

Aqui não há frentistas, então nós que abastecemos o carro. Fomos até a loja de conveniência, onde a atendente liberou a bomba, fizemos o abastecimento e depois voltamos lá para pagar o valor de $35,03 euros. Foi tudo simples e rápido!

Abastecendo o carro alugado para devolvê-lo com tanque cheio.


Deixamos o carro no estacionamento do Hotel Faro e fomos dar uma volta pela região para resolver algumas coisas: lanchar, comprar frascos para viagens e comprar remédios para a unha encravada de mami que já estava inflamada e incomodando.

A cidade de Faro é muito charmosa, principalmente as ruas exclusivas para pedestres. Definitivamente, um ótimo local para se hospedar no Algarve.

As charmosas ruas de Faro, capital do Algarve.


- Alimentação

Como de costume, relembro que o café da manhã estava incluído na nossa diária no Hotel Faro & Beach Club, servido no restaurante Ria Formosa, no terraço do hotel, com ótima vista para a cidade.

Para o almoço, procuramos um restaurante na Marina de Lagos, que possui vários estabelecimentos. Dentre as opções, escolhemos o Portofino's Ristorante Italiano.

Mami pediu um filé ao molho de pimenta acompanhado de salada, e eu pedi um gnocchi ao molho de gorgonzola. A comida estava simplesmente divina! Sem falar no ambiente agradável e atendimento atencioso.

Abaixo, o detalhamento da nossa conta no Portofino's Ristorante Italiano, na Marina de Lagos:

- Filé com pimenta: 28,98
- Gnocchi gorgonzola: 12,95
- Refrigerante em lata: 2,75
- Água com gás: 1,50
TOTAL: $46,18 euros
- Gorjeta voluntária: 3,82
TOTAL: $50,00 euros

Ambiente interno do Portofino's Ristorante Italiano, na Marina de Lagos.

Filé ao molho de pimenta acompanhado de salada, do restaurante Portofino's, na Marina de Lagos.

Gnocchi ao molho de gorgonzola, do restaurante Portofino's, na Marina de Lagos.


Assim que chegamos de volta a Faro, fomos fazer um lanche na cafeteria tradicional "O Seu Café". Esta foi uma indicação do nosso guia Marcelo do Faro Free Walking Tour. Em sua opinião, aqui tem o melhor pastel de nata da cidade.

Pena que, como chegamos no fim da tarde, não havia mais pastéis de nata. Mas experimentamos o "prego", um tradicional sanduíche português recheado com carne bovina. Muito gostoso!

Além do "prego", há também a "bifana", outro sanduíche tradicional português recheado com carne suína.

Abaixo, o detalhamento da nossa conta no "O Seu Café", em Faro:

- Prego: 2,75
- Café: 2 x 0,70
TOTAL: $4,15 euros
- Gorjeta voluntária: 0,85
TOTAL: $5,00 euros

O Seu Café, estabelecimento tradicional em Faro, no Algarve.

"Prego", sanduíche tradicional português recheado com carne bovina.


Para o jantar, resolvemos comer uma pizza em uma lanchonete próxima ao Hotel Faro. Pedimos duas "pizzetas" (tipo um mini calzone) de pepperoni, mas achamos muito gorduroso. Não gostamos...

Abaixo, o detalhamento da conta (não lembro o nome do estabelecimento):

- Pizzeta pepperoni: 2 x 4,70 = 9,40
- Refrigerante em lata: 1,80
TOTAL: $11,20 euros
- Gorjeta voluntária: 1,00
TOTAL: $12,20 euros

"Pizzeta" (tipo um calzone) de pepperoni. Não curtimos... achamos muito gorduroso.


No decorrer do dia, compramos garrafas de água que totalizaram em $3,10 euros.

MAPA INDICATIVO:



GASTOS DIÁRIOS (em euros, duas pessoas):

ESTIMATIVA DE GASTOS GASTOS EFETIVOS ECONOMIA
Passeio de barco em Lagos: 2 x 20,00 = 40,00 Passeio de barco em Lagos: 0,00 40,00
Estacionamento em Lagos: 10,00 Estacionamento em Lagos: 0,00 10,00
Alimentação: 100,00 Alimentação: 70,30 29,70
Combustível: 30,00 Combustível: 35,03 -5,03
Farmácia: 51,18 -51,18
180,00 156,51 23,49
Saldo Anterior: 2.743,77 / Saldo Atual: 2.587,26 / Economia Geral: 113,26

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...