Reserva de Hotéis

Criei esta página no intuito de compartilhar a estratégia que utilizo para escolher e reservar hotéis. Definitivamente, funciona para o meu perfil de viajante. Como o nome do meu blog sugere, gosto de planejar uma viagem em todos os seus detalhes. Não faço o perfil mochileira, nem faço as escolhas mais baratas. Gosto de ter um certo conforto e segurança nos hotéis que escolho. Mas também não faço o perfil viajante de luxo, até porque não sou rica!

Então vamos lá e veja se esta estratégia funciona para você também.

Eu sou bastante exigente nas minhas escolhas, por isso, escolher um hotel sempre requer um trabalho maior e mais demorado.

Para mim, dois sites são imprescindíveis para ajudar nesta escolha: TripAdvisor e Hoteis.com. O Hoteis.com é um daqueles sites que têm ofertas de hotéis, como o Decolar, Booking, entre outros. Gosto deste site especificamente pelos seguintes motivos: valores em Real com possibilidade de parcelamento no cartão de crédito; várias opções de hotéis e; o principal, programa de fidelidade, fazendo com que você ganhe diárias grátis à medida que acumula hospedagens (para mais informações, sugiro visitar o site do Hoteis.com Rewards). 

Já o TripAdvisor é um site que contém diversas avaliações de turistas e locais sobre atrações, restaurantes e hotéis pelo mundo. É um site que utilizo demais nos meus planejamentos de viagem e que, por conta disto, faço questão de deixar minhas avaliações como contribuição.

Sendo assim, para escolher um hotel, levo em consideração simultaneamente três critérios: avaliação, preço e localização.

Com relação à localização, se for uma cidade que ainda não conheço, faço uma pesquisa na internet para descobrir dicas e indicações sobre os melhores lugares para se hospedar na cidade. Já com relação a preço, cada um sabe o limite do seu bolso! Então, estabeleço uma faixa de preço aceitável para as minhas condições e, juntamente com a localização desejada, começo a filtrar os resultados obtidos no Hoteis.com. Aplico a ordem decrescente dos preços das diárias e começo a analisar minhas opções da seguinte forma:

1. A primeira coisa que verifico é se há a opção de cancelamento gratuito da reserva. Por algumas vezes, precisei cancelar uma reserva no Hoteis.com, por isso é de suma importância para mim a opção de cancelamento gratuito, afinal não quero perder dinheiro! Se não houver essa opção, elimino o hotel de cara, salvo raras exceções.

2. Em segundo lugar, verifico qual a forma de pagamento disponível. Alguns hotéis permitem pagamento prévio (direto pelo Hoteis.com) com parcelamento no cartão de crédito, outros não permitem parcelamento, outros solicitam que o pagamento seja feito diretamente ao hotel (sem intermediação pelo Hoteis.com), etc. Minha preferência é sempre pelo pagamento prévio com parcelamento no cartão de crédito!

3. Em seguida, verifico os serviços oferecidos gratuitamente pelo hotel, como internet Wi-Fi, café da manhã, estacionamento, etc. Além das amenidades existentes no quarto, como frigobar, micro-ondas, secador de cabelo, cama king size, etc. É interessante consultar o site do hotel para obter informações mais detalhadas.

4. É importante verificar também se o hotel cobra alguma taxa extra que não está embutida no valor mostrado pelo Hoteis.com, e que o hóspede deverá pagar durante a hospedagem. Geralmente, estas informações ficam no final da página de consulta do hotel selecionado.

5. Depois de um pente fino inicial, consulto a avaliação do hotel no TripAdvisor e a sua localização no Google Maps.

6. Monto uma lista auxiliar, em um bloco de notas mesmo, para colocar os hotéis em ordem crescente conforme o ranking do TripAdvisor. Com esta informação, já consigo eliminar os piores hotéis no quesito avaliação.

7. No Google Maps, analiso a distância dos hotéis em relação às principais atrações da cidade, além de outras facilidades, como transporte público, restaurantes, lanchonetes, supermercados, etc. Também utilizo a funcionalidade Street View para ter uma noção do hotel e seus arredores.

8. E não há escapatória! Leio várias avaliações no TripAdvisor até finalmente escolher o hotel.

9. Hotel escolhido, efetuo a respectiva reserva pelo Hoteis.com.

Parece loucura, mas adoro fazer isso! Nem todo mundo tem essa paciência!

Informação Importante: Toda reserva utilizando o Hoteis.com tem a aplicação de impostos e taxas, e, às vezes, estes são um pouco maiores quando se opta em parcelar o pagamento (facilidade oferecida pelas operadoras de cartão de crédito no Brasil). Caso não se opte pelo parcelamento e se a reserva for de um hotel fora do Brasil, a compra será cobrada no cartão de crédito como sendo internacional, ou seja, o valor virá em dólar com a cobrança adicional de IOF. Pelo menos foi o que aconteceu comigo quando reservei apenas uma diária em um hotel no exterior e não optei pelo parcelamento.

E, para finalizar, confesso que às vezes (raramente) não encontro um hotel que me agrade na lista oferecida pelo Hoteis.com. Então, o jeito é utilizar outros sites de oferta de hotéis ou até mesmo reservar diretamente com um hotel específico.

Então é isso! Essa é minha estratégia para escolher e reservar hotéis. Qual a sua? Compartilha aqui!

2 comentários:

  1. Muito importante essa dica, Patrícia! Já estou reservando através de seus links!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ricardo! Aproveita e divulga aí meu blog para seus amigos, colegas e familiares! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...