Dois Restaurantes que Amei em Cusco

Durante a viagem que minha mãe e eu fizemos a Cusco em maio de 2017 (veja mais detalhes na série Peru 2017), coloquei alguns restaurantes no meu roteiro pela cidade, que se destaca pela sua gastronomia.

Contudo, dois restaurantes conquistaram meu coração (ou melhor, meu estômago!) e aproveito para compartilhar aqui com vocês: MAP CaféMorena Peruvian Kitchen.

Observação 1: Os preços das contas que apresento estão em soles peruanos e a conversão que faço para real é conforme a época da viagem, ou seja, maio de 2017, que, por sinal, estava bastante equiparada, quase R$1,00 para $1,00 sol peruano.

Observação 2: Ainda sobre as contas, em muitos restaurantes que frequentamos pelo Peru, percebemos o hábito de não colocarem o valor do serviço já incluído na conta, deixando a cargo do bom senso e generosidade do cliente. O costume é 10% tal como no Brasil. Contudo, a depender do atendimento, acabávamos deixando de 10% a 15% de gorjeta.

Observação 3: Agora sobre a culinária típica peruana... É muito comum utilizarem coentro em suas receitas. Eu sou manauara (Manaus/Amazonas) da gema e amo coentro. Contudo, conheço muitas pessoas, especialmente do sudeste do Brasil que não suportam coentro. Então, fiquem atentos!

MAP Café

O MAP Café é um badalado restaurante situado em uma espécie de contêiner (ou na descrição do site, um cubo de cristal!) no pátio central do Museo de Arte Precolombino de Cusco. Para acessar o restaurante não é preciso comprar ingresso do museu.

Durante o planejamento da viagem, resolvi efetuar a reserva antecipada de uma mesa para o almoço às 12:30, visto que o restaurante é pequeno, sem custos, no próprio site do restaurante MAP Café.

Às 12:30, então, chegamos ao restaurante, onde fomos muito bem recebidas e conduzidas até à mesa. Nosso atendente era extremamente simpático e gentil, explicando as opções de almoço e esclarecendo nossas dúvidas sobre o cardápio. Aqui conhecemos a "hierba buena" (hortelã) e a "hierba luisa" (capim santo), para servir com nossas limonadas.

Fachada do Museo de Arte Precolombino, onde está situado o restaurante MAP Café, em Cusco.

O MAP Café fica situado em uma espécie de contêiner no pátio central do Museo de Arte Precolombino, em Cusco.

Ambiente interno do restaurante MAP Café, em Cusco.

Não pedimos nenhuma entrada do cardápio. Ainda bem, pois servem de cortesia pãezinhos quentinhos acompanhados de um molho com azeito de oliva, azeite balsâmico e outros temperinhos incluindo pimenta.

De prato principal, minha mãe e eu escolhemos a mesma opção, "Estofado de Pollo MAP Café", peito de frango recheado com queijo de cabra, servido sobre "trigotto" (risoto de trigo) ao molho de "ají amarillo" (espécie de pimenta amarela típica do Peru).

De sobremesa, por sugestão do nosso atendente, pedimos "Trufas Calientes", que são bolinhas de chocolate (no estilo petit gateau) servidas com sorvete. Junto com o prato vem uma tacinha com um "shot" de pisco e aguaymanto (frutinha que parece uma mini laranja, ou fisális em português). Mas não é só isso! Do nada, e me pegando totalmente de surpresa, o atendente quebra a tacinha (que eu achava ser de vidro) sobre o doce! Na verdade a tacinha era feita de açúcar e, claro, totalmente comestível. Achei incrível!

Nossas limonadas e, de cortesia, são servidos pães quentinhos com mix de azeites, no MAP Café.

"Estofado de Pollo MAP Café", peito de frango recheado com queijo de cabra, servido sobre risoto de trigo.

De sobremesa, "Trufas Calientes", que são bolinhas de chocolate (no estilo petit gateau) servidas com sorvete.

Detalhe da trufa quente com chocolate derretido dentro!

Tudo que comemos estava simplesmente divino! Recomendo demais o MAP Café!

Abaixo, a descrição detalhada da nossa conta no restaurante MAP Café:

- Limonada com hierba buena: 2 x 12,00 = 24,00
- Estofado de pollo: 2 x 60,00 = 120,00
- Trufas calientes: 34,00
SUBTOTAL: 178,00
- Gorjeta (12%): 22,00
TOTAL: $200,00 soles (aproximadamente R$205,00)

Morena Peruvian Kitchen

Gostamos tanto do restaurante Morena Peruvian Kitchen, que fomos jantar duas vezes. Além do mais, ficava bem pertinho do hotel onde ficamos hospedadas, o Ramada Costa del Sol Cusco.

O restaurante não trabalha com reserva de mesas, mas, de acordo com o site, promete fazer de tudo para acomodar todos os clientes. E é fato que o local é bem amplo. Nas nossas duas experiências, não tivemos qualquer dificuldade em conseguir uma mesa. Tá certo que costumávamos chegar bem cedo ao estabelecimento.

O local possui dois andares com mesas. Em ambas as vezes, escolhemos uma mesa no subsolo, pois achamos o ambiente mais tranquilo e agradável.

Corredor de acesso ao subsolo do restaurante Morena Peruvian Kitchen, em Cusco.

Detalhe da decoração do restaurante Morena Peruvian Kitchen, em Cusco.

Ambiente interno do restaurante Morena Peruvian Kitchen, em Cusco.

- Primeira Experiência

Para beber, pedimos limonadas com "hierba luisa" (capim santo), que vêm servidas em jarra e acabou sendo muito bebida!

Não pedimos entrada e fomos direto para o prato principal. Mami e eu escolhemos o mesmo prato, o famoso "Lomo Saltado", que são pedaços de filé mignon salteados com cebola, alho, pimentão, tomates, batatas e ají amarillo (apaixonada por esta pimenta amarela!) servidos sobre quinoa ao creme.

Para beber, limonadas com "hierba luisa" (capim santo), no Morena Peruvian Kitchen.

"Lomo Saltado", pedaços de filé mignon salteados servidos sobre quinoa ao creme, do Morena Peruvian Kitchen.

Só posso dizer que este Lomo Saltado estava divino, delicioso, sensacional! Sem falar no atendimento simpático e atencioso, e preço super justo. Se você for a Cusco, não deixe de experimentar o Morena Peruvian Kitchen.

O Lomo Saltado vem bem servido, por isso não sobrou espaço para a sobremesa!

Abaixo, a descrição detalhada da nossa conta no restaurante Morena Peruvian Kitchen:

- Limonada com hierba luisa: 2 x 13,00 = 26,00
- Lomo saltado: 2 x 45,00 = 90,00
SUBTOTAL: 116,00
- Gorjeta (12%): 14,00
TOTAL: $130,00 soles (aproximadamente R$134,00)

- Segunda Experiência

Nesta segunda experiência de jantar no Morena Peruvian Kitchen, escolhemos como prato principal o "Tallarín Saltado de Pollo", que é um espaguete acompanhado de pedaços de filé de frango salteados com pimenta, cebola e tomates, em um creme de ají amarillo (já falei que me apaixonei por esta pimenta?!) e ervas frescas.

Para beber, repetimos a limonada com "hierba luisa" (capim santo), mas desta vez, pedimos apenas uma jarra para dividir, uma vez serve bem duas pessoas.

E não resistimos em finalizar nossa experiência com uma sobremesa! Escolhi para dividir com mamis uma porção de churros, que vêm acompanhados de sorvete de baunilha batido e doce de leite, e uma porção de creme de chocolate para arrematar!

"Tallarín Saltado de Pollo", espaguete com pedaços de filé de frango salteados e um creme de pimenta amarela.

De sobremesa, churros com sorvete de baunilha e doce de leite, mais creme de chocolate, do Morena Peruvian Kitchen.

O que dizer da comida deste restaurante? Sempre uma delícia! Não há como não recomendar!

- Limonada com hierba luisa: 13,00
- Tallarín Saltado de Pollo: 2 x 40,00 = 80,00
- Churros: 22,00
SUBTOTAL: 115,00
- Gorjeta (13%): 15,00
TOTAL: $130,00 soles (aproximadamente R$134,00)

E estes foram os dois restaurantes que amei em Cusco e que deixo aqui como recomendação. É claro que comemos em outros estabelecimentos, mas que não chegaram a me impressionar.

Abaixo, um mapa com a localização dos restaurantes:

Você já foi em algum desses restaurantes? O que achou? Eu sei que Cusco possui vários outros restaurantes renomados e super indicados. Então compartilha sua experiência aqui comigo!